Segurança e tranquilidade marcam o 1º Circuito Domingueira

Com estrutura, estratégias e equipes de suporte ao público reforçadas, o clima de tranquilidade marcou a primeira edição da Domingueira, realizada na avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, neste domingo (3). O evento atraiu mais de 20 mil pessoas e, durante as mais de seis horas de programação com shows gratuitos, atividades para toda a família e estações de experiência, os órgãos de segurança municipais não registraram ocorrências.

No circuito cultural de celebração da cultura, lazer e ocupação das ruas da cidade, promovido pela Prefeitura de Belém, a organização adotou medidas como a identificação de crianças, com pulseiras com informações e contatos, distribuição de agentes municipais em pontos estratégicos para segurança e orientação das pessoas, além de equipes de limpeza urbana, entre outros serviços.

BALANÇO

Somente a Defesa Civil, com apoio de 25 voluntários aplicou 820 pulseiras de identificação em crianças e distribuiu cerca de mil panfletos informativos. Os agentes também garantiram 12 atendimentos médicos, a maioria por mal-estar, dores lombares e enjoos, todos sem necessidade de remoção via ambulância.

A atuação preventiva e planejada das equipes da Guarda Municipal de Belém (GMB) e de agentes de trânsito contribuiu para a fluidez da programação e garantiu a segurança, o conforto e o clima de tranquilidade aos participantes, especialmente famílias que estavam com crianças e idosos.

Na área da saúde, a Domingueira registrou mais de 1600 atendimentos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) entre aplicação de vacina, testes rápidos para detecção de sífilis, hepatites e HIV, além da distribuição de kits de prevenção.

Também presente, a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Sezel) assegurou a limpeza do espaço com a coleta de 12,6 toneladas de resíduos. Desse total, 3,6 toneladas foram de material reciclável.

CUIDADO COM ANIMAIS

A Estação Zoo, coordenada pela Secretaria de Proteção e Direito dos Animais (Sepda), realizou mais de 400 atendimentos entre cadastros para castração, aplicação de vacinas antirrábicas e atendimentos veterinários.

Já no setor da economia, o evento proporcionou oportunidade de renda para ambulantes e empreendedores da gastronomia previamente cadastrados para atuar dentro do circuito Domingueira. Segundo balanço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), foram aproximadamente R$ 40 mil em faturamento.

A Domingueira destacou ainda a importância da primeira infância. Entre as 13 estações temáticas, duas foram especialmente dedicadas às crianças, a Estação Criança, com brinquedos infláveis e experiências sensoriais, e a Estação Mamãe Full Time, que resgatou brincadeiras tradicionais entre pais e filhos.

Da Agência Belém