Um grupo de juristas, parlamentares e ativistas lançou o site Dossiê Moraes, que denuncia supostos abusos cometidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A plataforma foi lançada em julho e já reúne centenas de episódios envolvendo o magistrado. Acesse!
O projeto é liderado pelo vereador curitibano Rodrigo Marcial (Novo) e tem apoio de nomes como o senador Eduardo Girão (Novo), o deputado federal Marcel van Hattem (Novo), o ex-procurador Deltan Dallagnol (Novo) e o jornalista Leandro Narloch. Segundo os organizadores, o objetivo é reunir provas para um possível pedido de impeachment.
Entre os casos mais recentes estão medidas contra parlamentares, militares e até familiares de políticos. Um dos registros aponta que Moraes mandou bloquear contas de Eduardo Bolsonaro e sua esposa nos Estados Unidos, após declaração pública sobre tarifas. Outro episódio relata que ele proibiu o uso de fardas por réus militares, o que, segundo os autores do dossiê, fere princípios legais.
O site se apresenta como “um arquivo cívico, independente e colaborativo”, que busca documentar atos considerados contrários às garantias fundamentais. Ele também incentiva o envio de relatos por parte de pessoas que se consideram vítimas de ações do ministro.
De acordo com os criadores, todas as informações têm base em documentos oficiais, despachos judiciais e registros parlamentares. O conteúdo também faz referência a marcos históricos como a Magna Carta e a Lei Magnitsky.
Do Pleno.News