A Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal de Belém (GMB), com apoio da Polícia Militar (PM) e da Polícia Civil (PC), deflagrou na manhã da quinta-feira (31) a Operação Manutenção, com foco no combate ao tráfico de drogas e na ampliação da segurança nas imediações do Ver-o-Peso, um dos principais cartões postais da capital. A ação integra o programa Belém em Ordem, iniciativa da Prefeitura de Belém que articula diversos órgãos para promover o ordenamento do espaço público, o combate à criminalidade e a fiscalização de irregularidades em áreas de grande circulação.
A operação mobilizou mais de 50 agentes de segurança pública, com oito viaturas, oito equipes de motopatrulhamento, um cão farejador, além de dez agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), que atuaram na fiscalização do comércio irregular e no ordenamento urbano.
Segundo o inspetor Dimitri Cavalcante, da GMB, o objetivo da operação é reprimir atividades ilícitas, em especial o tráfico de entorpecentes, e garantir mais segurança a comerciantes, frequentadores e turistas. “O nosso trabalho aqui é preventivo contra o tráfico de drogas. Nós vamos continuar agindo durante as próximas semanas, justamente para garantir mais segurança para aqueles que circulam diariamente pela área histórica e comercial do centro de Belém”.
De acordo com o tenente Charles, do 2º Batalhão da PM, a operação está alinhada a um plano de segurança integrado, voltado para a proteção de áreas estratégicas da capital, com ações coordenadas de patrulhamento e inteligência.
“Essa é mais uma ação exitosa, fruto de um trabalho em conjunto e de inteligência com a Segbel e fiscais da Sedcon, aqui na área do Ver-O-Peso. Com a aproximação da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), a ideia é que a ordem permaneça instaurada aqui nas imediações”, afirmou.
A Operação Manutenção deverá ter novos desdobramentos nas próximas semanas, com o reforço de ações de monitoramento, patrulhamento ostensivo e fiscalização na região do Ver-o-Peso e em outros pontos de Belém.
Da Agência Belém