EUA criticam decisão da França de reconhecer Estado da Palestina

O governo dos Estados Unidos expressou na quinta-feira (24) sua forte rejeição à decisão da França de reconhecer oficialmente o Estado da Palestina.

– Esta decisão irresponsável só serve à propaganda do Hamas e representa um retrocesso para a paz. É um tapa na cara das vítimas de 7 de outubro – escreveu o secretário de Estado americano, Marco Rubio, em sua conta oficial na rede social X.

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que a França reconhecerá o Estado palestino em uma carta ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

– Fiel ao seu compromisso histórico com uma paz justa e duradoura no Oriente Médio, decidi que a França reconheça o Estado da Palestina -declarou Macron por meio de sua conta no X, na qual compartilhou a carta enviada ao dirigente palestino.

O governante francês adiantou que oficializará esse reconhecimento na Assembleia Geral da ONU, em setembro. O anúncio aconteceu poucos dias antes de uma conferência que será realizada em Nova Iorque, na próxima semana, para promover a solução de dois Estados, um palestino e um israelense, para o conflito do Oriente Médio, e sob a presidência conjunta de França e Arábia Saudita.

Do Pleno.News com agência EFE