Câmara Temática de Regionalização debate nova metodologia de categorização de municípios do Mapa do Turismo Brasileiro

Na última quinta-feira (17/07), em Brasília (DF), integrantes da Câmara Temática de Regionalização do Turismo do Conselho Nacional de Turismo (CNT) conheceram, durante reunião extraordinária, a nova metodologia de categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro.

O procedimento foi elaborado mediante parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), utilizando dados públicos municipalizados.

A versão final será apresentada no dia 23 de agosto, durante o II Seminário Nacional de Regionalização do Turismo, em São Paulo (SP), dentro da programação do “Salão do Turismo: Conheça o Brasil”.

“Estamos dando total conhecimento para a Câmara Temática de todo o processo de inovação da metodologia de categorização, alinhado à nova Lei Geral do Turismo e ao Plano Nacional de Turismo, com o objetivo de tornar mais transparente a categorização de cada município”, frisou Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur e da Câmara Temática de Regionalização do Turismo.

Marco Borges, diretor do Departamento de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Turismo do MTur, defendeu a nova metodologia de classificação e destacou o papel do Mapa como um instrumento de direcionamento do desenvolvimento turístico. “Estamos buscando aprimorar a metodologia para ficar mais claro a categoria dos municípios do Mapa”, explicou.

O Mapa possibilita ao MTur identificar os atrativos dos municípios, e a categorização permite que cada localidade verifique o impacto econômico do turismo nas suas regiões. Já a consequente estruturação dos destinos possibilita que agências e operadoras de turismo ofereçam novos roteiros e experiências a visitantes, fortalecendo a atividade turística no país.

CÂMARA TEMÁTICA

A Câmara Temática de Regionalização do Turismo, no âmbito do Conselho Nacional de Turismo, tem o papel de identificar, discutir e encaminhar questões pertinentes ao processo de organização do setor no Brasil, com o compromisso de apoiar a implementação da atual Política Nacional de Turismo.

Por Bárbara Magalhães/Ministério do Turismo