Após 15 dias de férias escolares, as salas de aula da rede municipal de ensino Belém voltaram a ganhar vida na segunda-feira (14). O retorno marcou o início do segundo semestre letivo de 2025 para 63 mil estudantes das mais de 200 escolas da capital. E teve novidade: pela primeira vez os alunos estão recebendo uniformes completos e kits escolares com todo o material necessário para o ano.
Logo nas primeiras horas do dia, o prefeito Igor Normando e o secretário municipal de Educação, Patrick Tranjan, acompanharam de perto a retomada das aulas na Escola Alzira Pernambuco, no bairro do Marco. A unidade, que atende 474 alunos em 22 turmas, também foi contemplada com melhorias na estrutura e recebeu novos bebedouros industriais, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Belém e a startup Água Camelo.
Na Escola Alzira Pernambuco, 474 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental retornaram às aulas já com parte dos kits e uniformes em mãos. O estudante Guilherme da Costa, do 7º ano, resumiu o sentimento da comunidade escolar.
“Eu estou muito feliz em voltar para a escola, reencontrar meus amigos e estudar com material novo. Com esses kits completos dá para estudar muito melhor e alcançar boas notas. Quero dar orgulho para os meus pais com uma educação de qualidade”, disse.
A dona de casa Patrícia Costa, mãe de um aluno, aprovou a organização da volta às aulas:
“Notei responsabilidade em cada detalhe. A merenda está nota 10, o uniforme é bem amazônico e o projeto como um todo é muito bacana. Nunca vi esse cuidado antes.”
Segundo a diretora Rosiane Rodrigues Siqueira, há mais de cinco anos à frente da Alzira Pernambuco, o planejamento do retorno foi essencial, especialmente neste ano letivo atípico por conta da realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) em Belém.
“Fizemos reuniões com as famílias reforçando a importância de um retorno pontual. Estamos muito felizes com a adesão dos alunos e ainda mais com a chegada dos kits e uniformes completos, algo que não víamos há bastante tempo. A rede como um todo foi valorizada”, destacou.
Kits completos, investimento histórico
A entrega dos materiais escolares é uma ação inédita no município e vai beneficiar todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede municipal ao longo do semestre. Serão mais de 1 milhão de itens distribuídos, entre mochilas, estojos e materiais pedagógicos. Os kits incluem cadernos personalizados, lápis de cor (inclusive em tons de pele), canetinhas, tesoura sem ponta, cola, massa de modelar, tinta guache, entre outros itens essenciais para o desenvolvimento pedagógico.
A iniciativa também contempla a entrega de mais de 60 mil uniformes escolares, promovendo igualdade de condições para todos os estudantes, além de reduzir os custos para as famílias e garantir um ambiente escolar mais acolhedor.
“A brincadeira lúdica é muito importante para o desenvolvimento da criança que está iniciando. Por isso, é fundamental que ela tenha materiais de qualidade, com uma série de instrumentos que garantam o processo de alfabetização e caligrafia desde cedo,” explicou o secretário Patrick Tranjan.
Merenda reforçada e infraestrutura com parcerias
A volta às aulas também trouxe melhorias na alimentação escolar. Todas as escolas da rede passaram a receber gêneros alimentícios mais variados, incluindo frutas, hortaliças, proteínas e produtos secos, como arroz, feijão, leite em pó, macarrão e aveia. A média é de 330 kg de alimentos por escola.
Outro destaque foi a entrega de 36 novos bebedouros industriais, voltados para escolas que enfrentavam problemas com acesso à água potável. A medida é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Belém, a startup Água Camelo e a campanha “Compre e Doa”, da Enterogermina.
Rede preparada desde janeiro
O retorno dos alunos foi precedido por uma grande operação logística e pedagógica iniciada ainda no início do ano. Além dos serviços de limpeza, roçagem, pintura e dedetização realizados nas unidades, os professores da rede participaram de formações e capacitações, garantindo um ambiente mais preparado e seguro para o segundo semestre letivo.
Da Agência Belém