Turismo brasileiro registra o dobro do crescimento do setor de serviços em 12 meses até maio

Dados divulgados na sexta-feira (11/07) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o turismo nacional registrou 6% de crescimento em 12 meses até maio de 2025. O percentual, apontado na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, é o dobro da expansão observada no setor de serviços como um todo no mesmo período, que somou 3%. O segmento de turismo se encontra, ainda, 12,4% acima do patamar de fevereiro de 2020, período pré-pandemia.

Na comparação entre maio de 2025 e 2024, de acordo com o IBGE, o índice de atividades turísticas no Brasil apresentou um avanço de 9,5%. O resultado foi impulsionado principalmente pelo aumento da receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo de passageiros, hotéis, serviços de bufê e serviços de reservas relacionados a hospedagens.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebra os números e reforça o compromisso do governo federal com o fortalecimento do setor. “Esses resultados refletem o nosso empenho, seguindo a determinação do governo federal de fortalecer cada vez mais o turismo nacional. Vamos seguir ampliando os investimentos para continuar promovendo uma experiência cada vez mais qualificada para os viajantes no Brasil”, enfatiza.

Em termos regionais, 16 dos 17 estados analisados registraram alta nos serviços voltados ao turismo ao longo do mês de maio, com destaque para Rio de Janeiro (22,2%) e São Paulo (6,1%), seguidos por Rio Grande do Sul (49,8%), Bahia (12,5%) e Paraná (10,6%).

PESQUISA

A Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE oferece um panorama detalhado da atividade turística no Brasil e do setor de serviços como um todo. As informações levantadas são fundamentais para a formulação de políticas públicas que contribuam para o impulsionamento do turismo no país.

Marco Guimarães/Ministério do Turismo

Visited 2 times, 2 visit(s) today