A Prefeitura de Belém garantiu para o município mais 200 novos voluntários da Defesa Civil que agora estão aptos a atuar em situações de risco e emergência em toda a cidade. Uma cerimônia de certificação foi realizada na tarde da quarta-feira, 9, no Complexo Aldeia Amazônica David Miguel, bairro da Pedreira, em Belém (PA). O evento contou com a presença do prefeito de Belém, Igor Normando e de autoridades da Defesa Civil municipal.
Além da entrega dos certificados, a prefeitura também apresentou reforços importantes para a estrutura da Defesa Civil: uma nova viatura e materiais de sinalização para ampliarem a capacidade de resposta em campo das equipes com mais segurança e eficiência.
“Hoje, ao certificarmos 200 voluntários treinados e entregarmos uma nova viatura e materiais de sinalização à Defesa Civil de Belém, estamos concretizando nosso compromisso de zelar pela comunidade: reforçamos a estrutura operacional para garantir respostas mais rápidas, eficientes e seguras em situações de risco”, afirmou o prefeito Igor Normando.
A formação faz parte do plano municipal de prevenção e resposta a desastres, voltado para capacitar a população a atuar de maneira rápida, organizada e eficiente em casos como enchentes, deslizamentos e outros tipos de emergência. Os voluntários também terão papel essencial nos grandes eventos que Belém irá sediar, como o Círio de Nazaré e a COP30.
Segundo o superintendente da Defesa Civil de Belém, Vitor Magalhães, a ação representa um avanço importante para a cidade.
“É um momento histórico para a Defesa Civil. Estamos unindo tecnologia, estrutura e, principalmente, capital humano qualificado. Os voluntários certificados hoje serão multiplicadores da cultura de prevenção em suas comunidades”, destacou.
Da Agência Belém