O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou no sábado (05.07), na cidade de Santarém (PA), da entrega da primeira etapa da pavimentação da estrada de acesso à Praia de Ponta de Pedras, que facilitará o acesso de visitantes ao local. A obra, que contou com R$ 12 milhões do Ministério da Interação e do Desenvolvimento Regional (MDR), envolveu a realização de drenagem, terraplanagem, a construção de acostamento, ciclofaixa e a implantação de sinalização horizontal e vertical.
Considerado um destino turístico extremamente promissor no Pará, Santarém é a porta de entrada de Alter do Chão, conhecida como o “Caribe Amazônico”, atrativo muito procurado por turistas de todo o mundo.
“Estamos comprometidos com o desenvolvimento e o fortalecimento da atividade turística na região Amazônica e, por isso, temos trabalhado em trazer recursos federais para melhorar cada vez mais a infraestrutura turística e receber com excelência nossos visitantes. Com a melhoria da via, o trajeto se torna mais rápido, seguro e confortável, e a entrega de hoje é um passo importante na consolidação do turismo em nossa região”, afirmou o ministro Celso Sabino.
O prefeito da cidade, José Maria Tapajós, celebrou o apoio ao desenvolvimento do turismo regional. “O olhar e a atenção do governo federal, em especial do Ministério do Turismo, nos dão oportunidades como essa de entregar essa etapa da estrada, que sempre foi um grande anseio da comunidade e dos trabalhadores que vivem do turismo aqui. São ações como essa que vão trazer cada vez mais emprego, renda e desenvolvimento para nossa região”, declarou.
Além de representantes da comunidade local, a inauguração reuniu o vice-prefeito de Santarém, Carlos Martins, o secretário de Turismo da cidade, Emanoel Júlio, a deputada estadual Maria do Carmo Martins e o deputado federal Airton Faleiro, entre outras autoridades.
SANTARÉM
O Ministério do Turismo tem desenvolvido uma série de ações para impulsionar o turismo na região. De janeiro a maio de 2025, por exemplo, a Escola Nacional de Turismo, em Santarém, já formou 352 alunos juntamente com a Secretaria Municipal de Turismo, qualificando o atendimento a visitantes.
Já a edição deste ano do Festival Sairé, que ocorrerá na cidade de 18 a 22 de setembro, tem confirmado um investimento de R$ 2,6 milhões do órgão do governo federal. Este é o segundo ano que a Pasta destina recursos à festividade, conhecida por celebrar a cultura paraense e movimentar o turismo local.
Por Cléo Soares/Ministério do Turismo