O pastor Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, fundador e presidente da Igreja Cristã Maranata, morreu na madrugada do sábado (5), aos 93 anos, em Vila Velha, no Espírito Santo. A informação foi confirmada nas redes sociais oficiais da igreja, que também informou que divulgará em breve os detalhes do velório e sepultamento.
Nos últimos dias, a Maranata havia pedido orações por seu líder. Gedelti estava internado desde quinta-feira (3) após sofrer um infarto, segundo a imprensa local. Fundada por ele em janeiro de 1968, em Vila Velha, a Igreja Cristã Maranata conta hoje com mais de 5 mil templos no Brasil e presença em mais de 100 países.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), lamentou a morte do líder religioso e decretou luto oficial de três dias no estado.
– Um homem de fé, que dedicou sua vida ao Evangelho e tocou milhares de pessoas com sua missão – escreveu Casagrande em nota.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), também decretou luto de três dias na capital capixaba. A prefeitura destacou a importância da trajetória do pastor para a sociedade e sua atuação religiosa ao longo das décadas.
Nascido em 1931, em Bom Jesus do Itabapoana (RJ), Gedelti Gueiros se mudou ainda na infância para o Espírito Santo. Formou-se em Odontologia pela UFES em 1954 e também atuou como professor universitário. Antes de fundar a Maranata, foi membro da Igreja Presbiteriana, influenciado pela tradição religiosa da família.
Do Pleno.News