Com destaque para mulheres, MTur conclui participação na Expo Goiás com escuta ativa de lideranças locais

O segundo dia da Expo Turismo Goiás foi marcado pelo protagonismo feminino no setor turístico. No espaço “Elas na Expo”, ambiente dedicado exclusivamente às mulheres, o Ministério do Turismo apresentou suas principais ações voltadas ao público feminino, destacando o papel crescente das mulheres nas lideranças da pasta.

Atualmente, grande parte dos cargos de gestão do Ministério é ocupada por mulheres, refletindo o compromisso com uma gestão inclusiva e diversa. A secretária-executiva da Pasta, Ana Carla Lopes, enviou um vídeo especial para parabenizar todas as participantes e reforçar o incentivo ao protagonismo feminino no setor.

“As mulheres têm sido peças-chave na transformação do turismo brasileiro, com sensibilidade, visão estratégica e capacidade de inovação. É nossa missão fortalecer cada vez mais esse protagonismo”, destacou a secretária.

Para incentivar a autonomia e a segurança de mulheres que viajam sozinhas, o Ministério do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), promove a campanha que garante 15% de desconto em hospedagens para o público feminino em estabelecimentos credenciados.

Além disso, o MTur também tem avançado no apoio às empreendedoras do setor. Por meio do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), foram criadas condições especiais de financiamento para aquelas que se tornaram mães recentemente. A iniciativa contempla empreendedoras individuais, microempreendedoras e mulheres que abriram sociedades limitadas unipessoais em até seis meses após o nascimento ou adoção de um filho. Entre os benefícios estão a suspensão temporária de até seis meses nos pagamentos de financiamentos em andamento e carência estendida para novos contratos, facilitando a conciliação entre maternidade e gestão de negócios.

Representando o MTur, a coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo, Ana Carla Moura, falou da importância da liderança de mulheres na condução de políticas públicas do turismo.

“O turismo é um setor de oportunidades, e é fundamental que as mulheres estejam cada vez mais inseridas nos espaços de decisão, planejamento e inovação. Nossa presença faz diferença e fortalece toda a cadeia produtiva”, ressaltou Ana Carla Moura.

PRT EM AÇÃO

Além de reforçar a força feminina no setor, o ministério deu sequência aos trabalhos do projeto PRT em Ação: Mapa do Turismo até Você. No evento, houve atendimentos especializados no estande do MTur, direcionados aos gestores públicos e privados que atuam no turismo de Goiás. Na oportunidade, os técnicos do MTur apresentaram ações e programas da Pasta, como Cadastur, Fungetur, e explicaram a importância de as regiões turísticas e os municípios fazerem parte do Mapa do Turismo Brasileiro.

Por Fabio Marques/Ministério do Turismo

Visited 3 times, 3 visit(s) today