Após a forte chuva que atingiu Belém na quarta-feira (2), a gestão municipal mobilizou uma força-tarefa emergencial, por meio da Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), para intensificar ações que minimizem os impactos dos temporais dos últimos dias na cidade. Mais de 200 servidores estão nas ruas reforçando o trabalho de limpeza urbana e desobstrução de canais e da rede de drenagem.
A operação emergencial segue ao longo do final de semana, incluindo no período noturno, com atividades em pontos críticos, como a comporta da avenida Doca de Souza Franco, na esquina com a avenida Marechal Hermes. No local, equipes da Sezel retiram resíduos que possam obstruir a passagem da água.
De acordo com o secretário adjunto da Sezel, Wilson Neto, os serviços têm papel fundamental para a segurança e o bem-estar da população.
“Estamos com várias frentes trabalhando para monitorar e limpar toda a rede de drenagem da cidade. Essa é uma resposta imediata da prefeitura à determinação do prefeito Igor, que mobilizou a Sezel para atuar com urgência nas áreas mais afetadas“, afirmou o secretário.
A estrutura montada conta com 6 equipes de hidrojateamento, com 5 profissionais cada, especializadas na desobstrução profunda de tubulações; 5 equipes de limpeza manual de bocas de lobo e poços de visita, compostas por 10 trabalhadores por grupo; e 3 equipes de limpeza de canais, cada uma com 15 pessoas. Esses grupos concentram esforços especialmente, nos principais canais da cidade e em áreas com histórico de alagamento.
Além do trabalho técnico, a Sezel também tem atuado na conscientização da população. Um dos fatores que agravam as enchentes em Belém é o descarte irregular de lixo e entulho em vias públicas. Por isso, a Secretaria intensificou a articulação com a concessionária de limpeza pública para reforçar a coleta em pontos críticos. O setor de Educação Ambiental da Sezel também acompanha os trabalhos para orientar a população sobre a importância de não descartar resíduos após a realização das limpezas.
“Seguiremos até o fim de semana, atuando em todos os cantos da cidade, principalmente nas áreas mais afetadas. A meta é evitar novos alagamentos e atenuar os impactos das chuvas. É um trabalho conjunto e permanente“, destacou Wilson Neto.
Os serviços de monitoramento e limpeza dos canais são realizados diariamente, mas foram ampliados de forma emergencial para enfrentar a situação atípica causada pelas chuvas intensas dos últimos dias.
Da Agência Belém