Anexos e UEIs de Belém se transformam em escolas com gestão própria

A rede municipal de ensino de Belém vive um novo momento. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec), deu um importante passo para o fortalecimento da educação municipal e transformou antigos anexos e Unidades de Educação Infantil (UEIs) com mais de 150 alunos em escolas independentes. A medida garante mais autonomia, estrutura e valorização da comunidade escolar.

Com a reestruturação, 17 anexos e 27 UEIs passam a contar com diretor, coordenador pedagógico, secretário escolar e Conselho Escolar, além de acesso direto a verbas específicas, como as do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Governo Federal.

A medida permite uma gestão mais eficiente e próxima da realidade de cada comunidade escolar, valorização dos profissionais da educação e garante melhores condições de ensino e aprendizagem.

“Agora vão ser escolas próprias, com autonomia de gestão e condições para favorecer, pedagogicamente, todos os alunos. Essa é uma grande vitória da nossa gestão para melhorar a Rede Municipal de Ensino”, avaliou o prefeito de Belém, Igor Normando sobre a medida.

Mais estrutura e apoio à realidade local

Com a nova configuração, cada unidade ganha a capacidade de gerir melhor seus recursos, planejar estratégias pedagógicas de acordo com a realidade dos estudantes e responder de forma mais ágil às demandas da comunidade. É um passo importante para fortalecer a educação pública de forma descentralizada e eficaz.

Algumas unidades beneficiadas estão nas ilhas de Belém. As unidades da Escola Bosque localizadas nas comunidades da Faveira, Flexeira, Jamaci, Jutuba e Seringal, antes vinculadas à sede em Outeiro, passam a ter a própria referência de gestão. A Escola Municipal da Faveira, por exemplo, agora responde por 480 estudantes da Ilha de Cotijuba.

“É um sonho que está sendo realizado. A transformação garante direitos para os estudantes ribeirinhos e valoriza a qualidade da Educação Pública”, comemora Josiane Azevedo, coordenadora geral das Unidades Pedagógicas de Cotijuba.

Valorização

A mudança também impacta diretamente os profissionais da educação, que passam a contar com melhores condições de trabalho, apoio administrativo e mais clareza nos processos de gestão.

No bairro do Sideral, a notícia foi recebida com alegria pela equipe do antigo Anexo da Escola Alana Barbosa, que agora se transforma em escola independente.

“Teremos mais autonomia para resolver as demandas da escola, apoio administrativo e melhores investimentos. A responsabilidade é grande, mas com o apoio da Secretaria faremos o melhor pelos nossos alunos”, declarou.

Educação mais perto de quem precisa

A Semec também está padronizando a nomenclatura das instituições da rede. As atuais UEIs, EMEIs, EMEFs e EMEIFs passarão a ser denominadas simplesmente como Escolas Municipais (EMs), promovendo mais clareza e uniformidade na rede.

Ao fortalecer a base da rede, garantir autonomia e ampliar o alcance das políticas públicas, o município dá um passo firme rumo a uma cidade mais justa e com mais oportunidades para todos.

Da Agência Belém