Cerca de 300 mil devotos participaram na noite de ontem (12), debaixo de chuva, da Procissão Luminosa pelas ruas de Belém, evento que faz parte tradicional da festividade de Nossa Senhora de Fátima, cujo dia é celebrado hoje, 13. A procissão das luzes ocorre sempre na noite de 12 de maio, véspera do dia em que se festeja a Virgem Maria, a qual apareceu aos pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco na cidade de Fátima, em Portugal, originando a devoção. Francisco e Jacinta faleceram ainda crianças e Lúcia teve vida longa e conheceu o Papa João Paulo II.
Nossa Senhora de Fátima revelou três segredos de profecias que ocorreriam no planeta. Os segredos de Fátima foram levados ao Papa. A última das profecias seria o atentado ao então Papa João Paulo II, ocorrido em 13 de maio de 1981. Conta a história que um Papa, ao ficar sabendo das profecias, teria passado mal.
A Procissão Luminosa, ontem, ocorreu sob forte chuva. Mesmo assim, fiéis devotos seguiram o trajeto de quatro quilômetros com velas acesas louvando a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Pároco de Fátima, Padre Ivan Conceição, explicou que em outubro os católicos celebram Nossa Senhora de Nazaré, mas que a festa à Virgem Maria dura o ano inteiro e que as homenagens a Nossa Senhora de Fátima significam o amor do povo cristão pela Mãe da Divina Graça que é Jesus, o Nosso Salvador.
A Procissão das Luzes, ou Procissão das Velas, foi criada pelo então Pároco de Fátima, o Padre José Maria Ribeiro, hoje em missão na capital federal, mas, a cada ano, vem crescendo, principalmente depois da pandemia da covid-19, segundo disse Padre Ivan que é Providentino e trabalha juntamente com os vigários paroquiais Padre Paulo Falcão e Padre Gelsimar Souza, terre outros sacerdotes que se revezam na intensa programação do Santuário de Fátima, sobretudo na época da festa que, em geral, começa no dia 1º e se estende até 13 de maio.
Nesta terça-feira, Dia de Nossa Senhora de Fátima, a igreja ficará aberta por todo o dia e haverá celebrações por todo o dia. Haverá missas às 7h, 9h30, 12h, 17h e 19h, quando se encerra a festividade.
Do Jornal PASSAPORTE
Foto: Divulgação