O prefeito de Belém, Igor Normando, e a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, entregaram na terça-feira, 6, novas ruas asfaltadas nos bairros da Pratinha e do Bengui, e anunciaram novas obras de pavimentação e requalificação urbana em ambos os bairros de Belém. O anúncio de hoje beneficia mais de 140 mil moradores e contempla 14 km de vias que vão mudar a realidade da mobilidade urbana da capital paraense.
As ações integram o programa “Asfalto COP-30”, fruto da parceria entre Prefeitura de Belém e o Governo do Estado que visa qualificar a infraestrutura urbana da capital em preparação para a Conferência Mundial do Clima (COP-30).
“Nunca na história desse estado um governador e uma governadora trabalharam tanto por Belém. Eu sou fruto desse trabalho e tenho certeza que ninguém na vida faz nada sozinho. As ruas asfaltadas que entregamos hoje é exemplo disso porque temos um time comprometido com o trabalho”, disse o prefeito Igor Normando. “Unimos esforços para transformar a vida das pessoas. Essas obras estruturais são fundamentais para transformar a nossa cidade em um lugar mais acessível, justa e preparada para o futuro”.
A TRANSFORMAÇÃO CHEGOU
Na Pratinha, uma das áreas mais populosas da cidade e com histórico de vulnerabilidade social, foi entregue a pavimentação da Passagem Bom Sucesso, no conjunto Parque Vitória Régia. O bairro recebe um total de 26 vias requalificadas, somando mais de 9 km de extensão. As obras incluem serviços de drenagem, calçamento, meio-fio, sinalização e acessibilidade.
Moradores há 40 anos no bairro da Pratinha, o casal Raimunda Vilar e Geraldo da Silva se dividem entre elogios e recordações ao falar da passagem Bom Sucesso. O cenário de lama e buraco foi transformado em uma via requalificada e sinalizada.
“Muitos não olham pra gente, mas essa gestão graças a Deus tá fazendo diferente. Nós passamos o ano dentro da lama, mas hoje conseguimos esse asfalto”, lembra Raimunda. Pais de cinco filhos, toda a família testemunhou a transformação no bairro. “Temos uma rua boa, com qualidade e boa pra passear. Isso nos dá mais segurança porque agora passa uma viatura, um Uber, uma ambulância e isso antes era uma luta. A realidade é outra e isso facilitou muito”, complementa.
CELEBRAÇÃO HISTÓRICA
No Bengui, a rua Magalhães Barata foi totalmente asfaltada e entregue à população. Os moradores aproveitaram a entrega da rua para fazer uma celebração histórica: pela primeira vez, em 48 anos, a rua foi notada por uma gestão e completamente pavimentada.
Da porta de casa, Osmarina Araújo, 71, acompanhava a festa de mais uma entrega. A aposentada estava cansada de pisar na lama e relembra os buracos que dificultavam o transporte e a mobilidade no dia a dia.
“Graças a Deus as coisas estão melhorando pra cá. São mais de 39 anos esperando pelo poder público pra mudar a nossa vida e é muito bom ver que esse dia chegou. A rua tá linda e a gente só tem a comemorar”, parabenizou.
Além da rua Magalhães Barata, outras 11 vias do Bengui começam a ser requalificadas, somando 4 km de intervenções e beneficiando mais de 59 mil habitantes, melhorando o cenário de um bairro com carência histórica em mobilidade urbana.
“O que faz a diferença é você trabalhar para mudar as coisas. Aqui não é conversa fiada, aqui é trabalho e asfalto. Nós vamos continuar trabalhando até o último dia da nossa gestão, trabalhando e levando asfalto e obras importantes para a população”, ressaltou a vice-governadora Hana Ghassan.
INVESTIMENTOS
Com a ampliação do polígono da COP, as áreas mais vulneráveis e com menor infraestrutura de Belém passam a ser incluídas no conjunto de obras de pavimentação e requalificação viária.
O investimento total é de R$ 231.046.092,15, oriundo de recursos do Governo do Estado e do Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional. Os investimentos contemplam, ao todo, 326 vias, distribuídas por diversos bairros e distritos de Belém, totalizando mais de 102 km de obras a serem executadas.
Da Agência Belém