A atuação da Guarda Municipal de Belém (GMB) vai além das ações ostensivas e de repressão para a segurança pública. Uma ação rápida e precisa de um agente da corporação salvou a vida de um bebê de apenas um mês de idade, que se engasgou e ficou sem respirar. O caso aconteceu na última quinta-feira, 1º, no distrito de Icoaraci, em Belém (PA).
Segundo os agentes, os pais da criança buscaram socorro na Inspetoria Distrital da GMB, unidade localizada na Rua Siqueira Mendes, próximo à Biblioteca Pública Avertano Rocha, em Icoaraci. “Eles chegaram desesperados, com a criança já sem reação. Acalmamos os pais, então aplicamos a técnica de desengasgo no bebê”, relatou o guarda Dirson Lopes, responsável pelo atendimento.
A intervenção imediata foi essencial para que o bebê voltasse a respirar. O bebê foi levado pelos pais ao Hospital Abelardo Santos, onde recebeu cuidados médicos complementares e não corre risco de morte. “Recebemos treinamento para esse tipo de situação e, felizmente, conseguimos agir em tempo. A família seguiu com o bebê para o atendimento especializado”, complementou.
A ocorrência reforça o compromisso da Guarda Municipal de Belém com a proteção da vida e o bem-estar da população. “O dever da Guarda é proteger e prevenir, mas situações como essa mostram como também precisamos ter um olhar mais humanizado, aliado ao preparo técnico e à sensibilidade para salvar vidas”, afirma a inspetora-geral da Guarda, Elen Melo.
Da Agência Belém