Integração é a palavra de ordem durante visita do ministro Celso Sabino, do Turismo, ao Pará

Qualificar melhor os destinos turísticos dentro de cada município brasileiro tem sido foco de intensa atuação das áreas técnicas do Ministério do Turismo, que, na quarta-feira (09.04), estiveram reunidas na cidade de Belém com secretários de Turismo de mais de 40 cidades de todas as regiões do Pará. O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou da orientação a prefeitos e gestores locais, que, juntamente com suas equipes, somaram 500 participantes no evento, realizado no auditório da Secretaria de Turismo da capital paraense.

Na abertura do encontro, que atraiu secretários e secretárias de Turismo e Cultura das regiões Metropolitana de Belém, Nordeste, Zona do Salgado, Oeste do Pará e Arquipélago do Marajó, Celso Sabino ressaltou o momento excepcional da atividade turística brasileira. “Os números que atestam nossos resultados são de instituições muito sérias, e nós vamos ampliar ainda mais. E o Pará tem um riquíssimo potencial a ser descoberto pelos demais estados brasileiros e, também, pelo mundo”, destacou o ministro do Turismo.

Uma das principais ações apresentadas no seminário “Desenvolvimento do Turismo no Brasil” foi o Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta do MTur que norteia a política de turismo em todo o país e possibilita o acesso de municípios a diferentes programas do Ministério do Turismo. A meta do órgão é que mais cidades paraenses passem a compor o Mapa, por suas atrações naturais e a qualificação profissional de trabalhadores do setor.

Além dos passos para o cadastramento de municípios e a atualização de dados no Mapa do Turismo Brasileiro, foram detalhadas as formas de apoio do MTur à promoção de eventos artísticos e shows culturais, bem como ferramentas disponíveis para a construção de rotas turísticas, campanhas de marketing e ações de capacitação profissional, por meio da Escola Nacional de Turismo, com sede em Belém e nas cidades de Santarém e Bragança.

Sabino falou, ainda, sobre o Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), que vem disponibilizando recursos da ordem de R$ 370 milhões a empreendedores turísticos locais para financiamentos com condições especiais, e o Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), que ajuda a regularizar o setor e que já registra um aumento de 40% no número de inscritos no Pará.

Outro destaque no encontro foi a metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), um processo do MTur que qualifica localidades a partir do gerenciamento de serviços de forma inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos visitantes.

O ministro Celso Sabino ressaltou que, por meio de seminários e reuniões técnicas, o Ministério do Turismo está construindo a integração e a regionalização do turismo. “Como representante paraense no Governo Federal, vou fazer de tudo o que estiver ao meu alcance para destacar o estado nessa área tão importante e que impacta na geração de emprego e renda para a população”, afirmou Sabino.

Outro ponto destacado pelo ministro do Turismo foi a atenção do Governo Federal a Belém para a realização da COP30, em novembro deste ano. Os investimentos federais permitem a promoção de obras que vão atrair visitantes e beneficiar a população da cidade, a partir do um legado da Conferência Mundial do Clima.

PARCERIAS COM O MUNICÍPIO

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo de Belém, Cilene Sabino, a ação do MTur em Belém integra o cronograma de ações preparativas da COP30. “Estamos reunindo o trade turístico e repassando informações diversas sobre acesso a crédito e qualificação profissional, mas, sobretudo, conhecendo a nossa realidade amazônica para realizarmos uma grande conferência”, frisou Cilene.

Para Mário Júnior, prefeito de Bragança, município turístico da região nordeste do Pará, o seminário promovido pelo Ministério constitui um modelo de aproximação e de intercâmbio entre as cidades paraenses. O gestor disse ter feito questão de participar do evento, acompanhando a secretária municipal de Turismo, Mel Oliveria, e a vice-prefeita da cidade, Marcely Castanho.

“Estamos presentes para consolidar a parceria com o Ministério do Turismo e dizer que a cidade de Bragança está pronta para apresentar uma nova rota turística, que será desenvolvida na região dos campos do município”, comentou o prefeito. Bragança, um dos municípios mais antigos do Pará, já está incluída no Mapa do Turismo Brasileiro.

Por Cléo Soares/Ministério do Turismo