Esta sexta-feira, 04, é de festas no bucólico município de Santo Antônio do Tauá, cidade da região metropolitana de Belém, distante 56 quilômetros da capital paraense. É o aniversário da cidade, que começa o dia com uma alvorada nesta madrugada e a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz, às 7h. Durante o dia todo, a população receberá serviços, entregas de obras e ainda vai participar da grande festa com as aparelhagens Rubi e Crocodilo, à noite, no coreto da praça, tudo grátis, um presente para o povo tauaense proporcionado pela prefeitura local com apoio do prefeito Rodrigo Amorim (MDB), o qual está organizando tudo para que as comemorações de hoje fiquem para a posteridade nas lembranças de cada um.
Santo Antônio do Tauá se destaca por suas belezas e encantos naturais. Nas chamadas “temporadas”, o município como um todo, isto é, cidade e zona rural, recebe centenas de turistas que seguem para o lugar com objetivo de frequentarem os inúmeros balneários e vilas com seus rios de águas doces e marrons ou cristalinas debaixo de árvores que mostram esse pedaços original da Amazônia Paraense. Esses rios e balneários, antes pouco explorados, hoje são uma fonte de fomento do turismo atraído a Santo Antônio do Tauá, que herda tradições de povos antigos como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, lavradores e pescadores da Vigia, por onde começa a história tauaense.
PROGRAMAÇÃO
A festa de aniversário da cidade começou na segunda-feira passada, dia 31, contando com ações sobre empreendedorismo, shows. Nesse dia, todas as academias se uniram com muita energia para um aulão com os renomados professores Jonatha Feio e Célio Ferreira.
Terça, 01, dia da Secretaria de Cultura de Santo Antônio do Tauá apresentou a Percussão Regional a partir das 8h e, às 14h, o workshop de empreendedorismo pelo Sebrae.
Quarta, 02, 8h, Worksop de Danças Regionais; 14h, Teatro; 18h. Desfile das roupas sustentáveis com as crianças da Educação Infantil; exposição do varal de desenhos no coreto da Praça Edgar Góes Leal; premiação e leitura da carta vencedora dos alunos do 4º e 5º anos; premiação do livro ilustrado, trabalho dos alunos do 6º ao 9º ano.
Quinta, 03, Projeto Prefeitura em Ação; Culto Ecumênico com o pastor Clayton Queiroz, na Praça Edgar Góes Leal e atividades diversas na praça e no ginásio de esportes.
Hoje, sexta, 04, o grande dia, a partir das 5h, Alvorada; 8h, Santa Missa na Igreja Matriz; solenidade às 9h; 11h, inaugurações e entregas de obras; Amigos do Rodrigo X Remo Master, 16h, no campo do Tauá; 19h, festa com o lendário Rubi e o Crocodilo, presença confirmada do MC Dourado.
Desde a segunda-feira passada até ontem, quinta, as jornadas se encerraram com programações culturais abertas ao público.
Rodrigo Amorim e Junior Mutamba contam com apoio do ministro das Cidades, Jader Filho, para implementar mais obras e avanços em Santo Antônio do Tauá
Ainda ontem, o prefeito Rodrigo Amorim voltou a convidar a população a participar dos eventos de hoje. O convite foi feito a cada um por meio de suas redes sociais nestes termos:
“Santo Antônio do Tauá vive um novo tempo e merece uma grande celebração!
No dia 4 de abril, sexta-feira, vamos juntos celebrar os 63 anos do nosso município com uma festa inesquecível na Praça de Eventos. Será uma noite de muita alegria, música e união, com grandes atrações para o nosso povo. Estamos preparando tudo com carinho para que essa data fique marcada na história! Contamos com você para essa grande comemoração!”
DADOS GERAIS
Segundo informações contidas na Wikipedia, a origem histórica do Município está relacionada com a história do município de Vigia, e remonta ao tempo em que o território era ocupado pelos índios Tupinambás, de cujas terras recebeu a quase totalidade do seu patrimônio territorial.
Nos quadros de divisão territorial do Estado do Pará datados de 1936,1937 e 1938, Santo Antônio se apresenta como distrito de Vigia. Dá-se o mesmo na divisão territorial fixada pelo Decreto-Lei Estadual nº 4.505 de 30 de dezembro de 1943, onde observa-se que o distrito de Santo Antonio passou a chamar-se de Santo Antônio do Tauá.
A primeira tentativa de constituir o Município data de 1955, através da Lei nº 1.127, de 11 de março, a qual foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal no mesmo ano. E o Governo do Estado do Pará em 1956, tornou insubsistente o desmembramento.
Porém em 1961 esse desmembramento concretizou-se através da Lei nº 2.460, de 29 de dezembro de 1961, com terras desmembradas dos municípios de Vigia e João Coelho.
Seu território foi formado com parte do distrito de Porto Salvo, que era povoado de Vigia, desde 1896; com o distrito de Borralhos, atualmente denominado São Raimundo de Borralhos, fez parte de Vigia na condição de povoado desde 1899; com o distrito de Espírito Santo do Tauá, cujo nome original era Pregos, foi povoado de Vigia, a partir de 1899, havendo sido elevado a essa condição pela Lei nº 645, de 6 de junho; além desses, também foi formado o distrito de Tracuateua da Ponta, em 1899, vila essa que também recebia incentivos através do Rio Tauá, que banha a sede e corre ao longo dos três distritos que formam o município; com Santo Antônio do Tauá que constava como vila de Vigia, no Recenseamento de 1950 e finalmente com parte do distrito-sede do município de João Coelho, hoje Santa Izabel do Pará.
O nome Tauá adveio do vocábulo indígena que significa “Barro Amarelo”, dando origem ao nome Santo Antônio do Tauá: “Santo Antônio”, por conta do Padroeiro da Cidade, Santo Antônio de Lisboa e “Tauá” pelo vocábulo indígena que significa “Barro Amarelo”, ou seja, fielmente traduzida à língua portuguesa, Santo Antônio do Barro Amarelo.
Atualmente, o Município é constituído pelo distrito-sede de Santo Antônio do Tauá e pelos distritos Espírito Santo do Tauá, São Raimundo de Borralhos e Tracuateua da Ponta, diantantes da sede do município 12, 28 e 20 quilômetros, respectivamente.
CULTURA
Como em todas as regiões do interior paraense, as festividades religiosas do município de Santo Antônio do Tauá se constituem em atração turística e fator de mobilização popular. As festividades apresentam os aspectos puramente religiosos que abrangem os atos litúrgicos, ao mesmo tempo em que o aspecto profano se desenvolve e revela a riqueza das manifestações da cultura popular.
No mês de janeiro o Município homenageia o Espírito Santo. No segundo domingo de dezembro realiza a Festa de Santa Maria. No dia 13 de junho é comemorado Santo Antônio de Lisboa, padroeiro da Cidade, com 13 dias de Festividade. No mês de agosto, acontece a festa de São Raimundo Borralhos. Todas essas Festas com novenas, arraial, concurso e leilões, ingredientes que atiçam a animação da população da sede, vilas, povoados e lugarejos mais distantes, bem como dos demais municípios e, até mesmo, da capital do Estado.
As manifestações da cultura popular do Município são expressas através de Bois-Bumbás, carimbós, pássaros e Dança do Boto são manifestações da cultura popular do Município que aparecem nos arraiais, durante as festas religiosas, mas, com maior freqüência, por ocasiões dos folguedos juninos.
O Município dispõe de uma Biblioteca Pública, mantida por um convênio da Prefeitura local com a Secretaria de Estado de Cultura (SECULT) e do Instituto Nacional do Livro (INL), que servem como equipamento cultural para salvaguardar a história e a cultura local.
Confira os vídeos das festas
https://www.instagram.com/reel/DICp0t2RIGH/?igsh=cGFlaXU5YmFpamt3
https://www.instagram.com/reel/DIBtHE5x805/?igsh=OXY5bzFoOHBmOGRy
Jornal PASSAPORTE com informações gerais da Wikipedia