A atriz Leandra Leal, que acaba de encerrar seu contrato com a Globo, é sócia de uma escola antirracista, a primeira instituição educacional deste modelo no país. A escola afro-brasileira Maria Felipa foi inaugurada em 2018 em Salvador (BA), e em 2024, chegou no Rio de Janeiro.
A escola conta com educação trilíngue (português, inglês e libras). A instituição é particular, com mensalidade a partir de R$ 2.090, tendo a alimentação das crianças incluída no valor.
De acordo com a escola, 20% das vagas totais são de bolsas integrais para crianças negras e indígenas e com renda familiar comprovada de até um salário mínimo.
Com a abordagem de conhecimentos da cultura afro-brasileira, a instituição afirma não ser destinada exclusivamente a crianças negras.
– Não é uma escola apenas para crianças negras, pois compreendemos que crianças negras e não negras precisam conhecer a nossa constituição histórica a partir de diferentes narrativas – diz a organização.
De acordo com Bárbara Carine, a fundadora, “se trata de uma escola destinada ao ensino dos conhecimentos clássicos tidos como hegemônicos e, ao mesmo tempo, de resgate e valorização dos conhecimentos de nossos e nossas ancestrais”.
A atriz Leandra Leal, que tem uma filha adotiva negra, foi anunciada como sócia no ano passado.
– Leandra, desde maio de 2023, tem construído conosco o sonho da unidade Rio de Janeiro. Tudo isso por acreditar na necessidade de uma educação afro referenciada e contra-colonial para a sua filha Juju e para todas as crianças do nosso país – diz o texto de uma publicação da escola na época.
Do Pleno.News