Agora ex-Globo, Leandra Leal é sócia de escola antirracista no Rio

A atriz Leandra Leal, que acaba de encerrar seu contrato com a Globo, é sócia de uma escola antirracista, a primeira instituição educacional deste modelo no país. A escola afro-brasileira Maria Felipa foi inaugurada em 2018 em Salvador (BA), e em 2024, chegou no Rio de Janeiro.

A escola conta com educação trilíngue (português, inglês e libras). A instituição é particular, com mensalidade a partir de R$ 2.090, tendo a alimentação das crianças incluída no valor.

De acordo com a escola, 20% das vagas totais são de bolsas integrais para crianças negras e indígenas e com renda familiar comprovada de até um salário mínimo.

Com a abordagem de conhecimentos da cultura afro-brasileira, a instituição afirma não ser destinada exclusivamente a crianças negras.

– Não é uma escola apenas para crianças negras, pois compreendemos que crianças negras e não negras precisam conhecer a nossa constituição histórica a partir de diferentes narrativas – diz a organização.

De acordo com Bárbara Carine, a fundadora, “se trata de uma escola destinada ao ensino dos conhecimentos clássicos tidos como hegemônicos e, ao mesmo tempo, de resgate e valorização dos conhecimentos de nossos e nossas ancestrais”.

A atriz Leandra Leal, que tem uma filha adotiva negra, foi anunciada como sócia no ano passado.

– Leandra, desde maio de 2023, tem construído conosco o sonho da unidade Rio de Janeiro. Tudo isso por acreditar na necessidade de uma educação afro referenciada e contra-colonial para a sua filha Juju e para todas as crianças do nosso país – diz o texto de uma publicação da escola na época.

Do Pleno.News