Belém se prepara para receber o maior evento da história da cidade, e possivelmente da Amazônia, a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas, mais conhecida por COP 30. A capital paraense, logicamente, é o principal ponto e vai estar nos olhos de todo o mundo. Mas como todos sabemos, o Estado do Pará, é muito rico em belezas naturais, bem como toda a região amazônica de uma forma geral.
Separamos aqui três destinos do Pará para os visitantes da COP 30 aproveitarem, antes e depois da conferência.
Alter do Chão: O distrito de Alter do Chão, localizada a 37km do município de Santarém, no oeste do Pará, e aproximadamente uma hora de voo de Belém, é um dos melhores destinos turísticos da região amazônica. Conhecida como “Caribe Brasileiro”, por suas belíssimas praias, e reconhecida internacionalmente inclusive pelo jornal Inglês The Guardian e cada vez mais cresce em atrativos, pois a região sobrevive quase que exclusivamente do turismo, e tem obtido bons frutos.
Salinópolis, ou Salinas, como é mais conhecida no nosso Estado, é uma cidade litorânea localizada a pouco mais de 200 km da capital Belém, na região nordeste do Pará. Conhecida por suas praias oceânicas como Atalaia, Maçarico e Farol Velho, a cidade sempre está lotada durante as altas temporadas e feriados prolongados, mas é uma boa pedida pra quem gosta de uns dias próximo ao mar.
Ilha de Algodoal: A ilha de Maiandeua, ou como é mais conhecida, Algodoal, é uma ilha localizada a 170 km de Belém. Para chegar até lá, é necessário ir até o município de Marapanim, e de lá fazer uma travessia de barco para a ilha. Lugar bastante tranquilo por ser uma vila de pescadores, muitas vezes o deslocamento de um lugar para o outro da ilha é feito de charrete, além, é claro, de contar com belezas naturais e praias de água salgada e doce.
Por: JORNAL PASSAPORTE
Foto: Esse Mundo é Nosso