Vaticano divulga primeira foto do Papa Francisco após internação

O Vaticano divulgou ontem (16) a primeira foto do papa Francisco desde sua hospitalização no último dia 14 de fevereiro, na qual o pontífice é visto, de lado, celebrando a missa na capela de seu apartamento no décimo andar da Policlínica Gemelli, em Roma.

O pontífice não era visto há 31 dias, desde que foi internado com problemas respiratórios e mais tarde foi diagnosticado com uma pneumonia bilateral, da qual ainda está se recuperando. No entanto, ainda requer oxigênio de alto fluxo com cânulas nasais e ventilação mecânica com uma máscara à noite.

Na foto, o papa aparece em sua cadeira de rodas em frente ao altar, vestido de branco e usando uma estola roxa, cor usada nas celebrações da Quaresma, por ocasião da missa da manhã deste domingo.

Embora a foto tenha sido tirada por trás e de lado, não parece que Francisco esteja com as cânulas nasais com oxigênio.

Neste domingo, como nos anteriores desde sua internação, foi divulgado apenas o texto do Angelus escrito pelo papa Francisco.

SITUAÇÃO ESTÁVEL
Nenhum boletim médico foi divulgado neste domingo, mas fontes do Vaticano informaram que a condição do papa “permanece estável” e que “continua o tratamento, incluindo terapia respiratória e motora”.

Francisco também não recebeu nenhuma visita e passou o dia rezando, descansando e trabalhando, acrescentaram as fontes.

Nesta segunda-feira (17) também não haverá boletim médico, uma vez que os médicos da Gemelli decidiram se pronunciar apenas quando houver novidades, dada a situação estabilizada.

No texto do Angelus divulgado, o papa afirmou que está “passando por um momento de provação” e ressaltou sua proximidade “aos muitos irmãos e irmãs doentes; frágeis, neste momento, como eu”.

– Nosso físico está fraco, mas, mesmo assim, nada pode nos impedir de amar, rezar, nos doar, estar presentes uns para os outros, na fé, dando sinais de esperança – escreveu o papa.

– Quanta luz brilha, neste sentido, nos hospitais e centros de assistência! Quanta atenção amorosa ilumina os quartos, os corredores, os ambulatórios, os lugares onde se prestam os serviços mais humildes! – acrescentou.

O pontífice também convidou os fiéis a se unirem a ele “no louvor ao Senhor, que nunca nos abandona e que, nos momentos de dor, coloca ao nosso lado pessoas que refletem um raio do seu amor”.

Além disso, expressou sua gratidão pelas orações por sua saúde e por todos que cuidam dele “com tanta dedicação”.

– Sei que muitas crianças rezam por mim; algumas delas vieram hoje ao Gemelli como sinal de proximidade. Obrigado, queridas crianças! O papa ama vocês e sempre espera encontrá-los – declarou Francisco, ciente de que neste domingo grupos de crianças estiveram na policlínica para participar do evento organizado pelo Comitê Pontifício para o Dia Mundial da Criança.

De acordo com os organizadores, cerca de 300 crianças de escolas, associações e várias instituições se reuniram do lado de fora do hospital, em frente à estátua de João Paulo II, com balões, desenhos e cartas para entregar ao pontífice.

Elas gritavam repetidamente: “Papa Francisco, Papa Francisco”, esperando que o pontífice pudesse sair para cumprimentá-las.

Do Pleno.News com informações da agência EFE