A Prefeitura Municipal de Belém (PMB) realizou, na manhã de ontem, 9, a primeira ação de saúde e cidadania do programa “Belém Por Elas”, como parte do mês da mulher. A ação aconteceu no campus Guamá, da Universidade Federal do Pará (Ufpa), e foi realizada pelas secretarias da Mulher (Semu), da Saúde (Sesma) e da Cidadania, Assistência Social e Direitos Humanos (Semcad).
Foram ofertados diversos atendimentos gratuitos, reunindo mais de 5 mil pessoas no local, que também sediou a corrida “Mulheres em Movimento”, realizada pela ChipBelém com o apoio da Prefeitura de Belém e do Governo do Estado.
A titular da Secretaria da Mulher, Silvane Ferraz, parabenizou as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no último sábado, e destacou a importância de se estabelcer parcerias para levar à população serviços essenciais. “Agradecemos muito aos nossos parceiros, incluindo o governador Helder Barbalho, por todo o suporte, e reiteramos às mulheres o compromisso da Prefeitura de Belém na garantia de direitos e políticas públicas para elas”, frisou, logo após a corrida “Mulheres em Movimento”, que reuniu mais de três mil corredores.
Cidadania para elas
Raphaela Segadilha, titular da Semcad, ressaltou a importância de serem ofertados cada vez mais serviços com resultados imediatos, a exemplo das emissões de RG, que foram um dos serviços mais procurados pela comunidade.
“Essas ações trazem serviços imediatos para a população, principalmente quando se trata de emissão de documentos. São documentos que saem na mesma hora, fazendo com que as pessoas não precisem agendar esse atendimento, então facilita muito porque é tudo em um único dia. Hoje, estamos fazendo parte da ação em alusão ao Dia Internacional da Mulher e está sendo muito interessante participar, sobretudo depois dessa corrida cheia de atitude e de empoderamento feminino”, enfatizou Segadilha.
A pedagoga Alessandra Lameira, que é de Belém, foi uma das beneficiadas. Atualmente, ela trabalha no município de Salvaterra, no Marajó, e aproveitou a estadia na capital para obter o RG das duas filhas, uma de seis e outra de onze anos. “Tenho a necessidade de viajar com elas e ter o documento em mãos facilita muito. Eu já tinha tentado tirar antes, mas ainda não tinha conseguido porque precisava agendar. Como eu passo a semana fora, não tinha sido possível, então acho muito boa ações como essas ao finais de semana porque consigo resolver essas pendências”, comemorou.
Serviços essenciais garantidos
A comunidade também pôde usufruir de diversos serviços de saúde, como vacinação, consultas de enfermagem e de nutricionista, além de terapias integrativas, como é o caso da massagem corporal, bastante procurada pelas pessoas que cumpriram o percurso da corrida. Foi o caso da assistente social Leidiane Leal. “Eu adorei quando soube da massagem porque, para nós corredores, o corpo fica muito dolorido, especialmente quem estava parada e agora está voltando a ativa, como é o meu caso. No dia a dia, muitas vezes, a gente não consegue ter acesso a esse tipo de serviço. O que está sendo ofertado aqui é incrível”, enfatizou.
A coordenadora da Atenção Especializada e Hospitalar da Sesma, Daniela Oliveira, explicou que a secretaria ofertou, durante a ação, serviços de imunização, Práticas Integrativas de Saúde, consultas de enfermagem, nutricionista e encaminhamentos para serviços mais complexos, como exames e consultas especializadas. “Avaliamos a ação de hoje como ‘ótima’. Foi uma excelente oportunidade para trazer essenciais à população, especialmente para as mulheres. E podemos dizer que a procura foi muito grande. Estamos muito felizes com o resultado”, observou a coordenadora.
A advogada Ana Paula Caravel, por exemplo, aproveitou para se vacinar contra a Influenza (gripe). “Esse tipo de evento é uma forma muito positiva de incentivar a saúde de modo geral, principalmente porque também teve a corrida, que já é uma forma de promover a saúde, aliada a esses serviços que a gente ainda é muito carente no Brasil, então, a prefeitura está de parabéns pela iniciativa, pois é um cuidado com a população e nos ajuda a manter tudo atualizado”, disse.