O Papa Francisco, que permanece em condição estável após mais de três semanas de internação, passou uma noite tranquila, segundo informaram fontes do Vaticano ontem (7).
– O papa passou uma noite tranquila e acordou pouco depois das 8h (horário local, 4h de Brasília) – afirmou a sala de imprensa da Santa Sé em um comunicado divulgado nesta manhã.
Na noite de anteontem (6), o pontífice enviou sua primeira mensagem do Hospital Gemelli, em Roma, para agradecer a todos os fiéis do mundo pelas orações desde que foi internado no centro médico.
– Agradeço de todo coração as orações pela minha saúde feitas na Praça, os acompanho daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem os proteja. Obrigado – disse Francisco com uma voz muito fraca na mensagem gravada e transmitida antes da oração do Rosário que é celebrada por ele todas as noites na Praça de São Pedro, no Vaticano.
O pontífice, de 88 anos, está internado desde 14 de fevereiro, com pneumonia bilateral e outros problemas respiratórios. De acordo com o último relatório médico, divulgado na tarde desta quinta, o papa permanece em condição “estável”, assim como seus parâmetros hemodinâmicos e exames de sangue, sem novas crises respiratórias ou episódios de febre.
– As condições clínicas do Santo Padre permaneceram estáveis em relação aos dias anteriores, sem apresentar episódios de insuficiência respiratória e continuando com fisioterapia respiratória e motora – informou o Vaticano no mesmo boletim médico.
A estabilidade do pontífice, que não apresentou febre, levou os médicos a adiarem o próximo boletim sobre seu estado de saúde para o este sábado (8). Por essa razão, nenhum relatório médico será divulgado nesta sexta, mas haverá informações sobre como Francisco passou o dia. Por enquanto, os médicos ainda mantêm um “prognóstico reservado” sobre a condição do papa.
Da EFE