Concessionária diz que 85% do fornecimento de energia foi restabelecido em Manaus e região metropolitana após apagão

A Amazonas Energia informou, na madrugada deste sábado (8), que 85% do fornecimento de energia elétrica já foi restabelecido em Manaus e em municípios da Região Metropolitana da capital, após o apagão que atingiu parte do estado na noite de sexta-feira (7).

O apagão iniciou por volta das 23h e seguiu até 1h30. Segundo a empresa, o problema foi causado pelo desligamento da linha de 500 kV Jurupari-Silves, o que afetou o fornecimento de energia para Manaus, ParintinsItacoatiara e Presidente Figueiredo, dentre outras cidades.

Em nota divulgada nas redes sociais por volta das 4h, a empresa disse que os municípios de Presidente Figueiredo, IrandubaManacapuru e Itacoatiara já estavam com o fornecimento normalizado.

A nota, no entanto, não trouxe informações sobre a capital Manaus e nem quais os demais municípios do estado continuam sem energia elétrica.

Segundo informações obtidas pela Rede Amazônica, parte do bairro de Flores ainda enfrenta a falta de luz.

O comerciante Weverton Oliveira também disse que durante o problema chegou a perder uma freezer: “Desde a semana tem ocorrido esses apagões e dessa vez perdemos uma freezer. É uma pena. E além disso, ainda tem a falta d’água também”.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse que às 5h16, cerca de 90% das cargas foram restabelecidas. A conclusão total do processo de recomposição foi confirmada às 7h.

“Vale destacar que assim que identificou a ocorrência, o Operador agiu prontamente em conjunto com os agentes envolvidos para restabelecer a energia da região. As causas ainda estão sendo apuradas junto aos agentes”.