Quarta-feira de Cinzas: dia de jejum e abstinência de carne

Começa nesta quarta-feira, 05, o ciclo Quaresmal com a imposição de cinzas. Dia de Jejum e Abstinência de Carne. Tempo de conversão. A Quaresma começa hoje e se encerra com a Missa do Crisma, na manhã de Quinta-feira Santa, 17 de abril. Neste período é recomendada a reflexão, conversão e prática de penitência em preparação para a Páscoa do Senhor que será no dia 20 de abril.

A Quaresma ocorre em paralelo com a realização da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB que, neste ano, tem o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), e segue com as atividades até o Domingo de Ramos, 13 de abril,  onde encerra com a Coleta da Solidariedade.

Em Belém serão celebradas ao longo do dia hoje missas com o rito de imposição das Cinzas nas 109 paróquias presididas pelos párocos e vigários de acordo com a programação de cada paróquia.

Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, presidirá às 19h, na Catedral Metropolitana, na Cidade Velha e Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese, estará com a Pastoral das Ilhas, na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, na Ilha Grande, onde presidirá a Santa Missa às 8h e às 19h na Paróquia Santa Luzia, no Jurunas.

 

IMPOSIÇÃO DAS CINZAS

 

O rito da missa de imposição das Cinzas relembra os cristãos sobre a origem e fim da vida humana. Durante a Celebração Eucarística, após a homilia (fala do Bispos/padres), é realizada a imposição das cinzas na fronte, em formato de cruz, com o pronunciamento das palavras bíblicas: “Lembra-te és pó, e ao pó tu voltarás” (cf. Gn 3,19), ou “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc. 1,15). As cinzas usadas são feitas a partir da queima dos ramos, do Domingo de Ramos do ano anterior.

Da Arquidiocese de Belém