Portela homenageia Milton Nascimento no encerramento dos desfiles do Rio

A Portela encerrou a terceira noite de desfiles do Grupo Especial na Sapucaí trazendo uma homenagem a Milton Nascimento. Os carnavalescos Antônio Gonzaga e André Rodrigues explicaram que a ideia foi mostrar a grandiosidade do artista e como a sua música atravessa a vida dos brasileiros. Tudo isso foi retratado em forma de procissão, partindo de Oswaldo Cruz, onde a escola nasceu, e chegando até Três Pontas (MG), onde o compositor foi criado.

— Nós não ficamos interessados em mostrar na Avenida um desenvolvimento que falasse sobre a vida pessoal, a trajetória pessoal ou carreira do Milton Nascimento. Na verdade, o que importa para a gente é saber a enormidade do artista. O tamanho do artista, a partir de como ele atravessa a vida das pessoas — explica André Rodrigues.

Com esse propósito de mostrar como a arte do homenageado se tornou trilha sonora da vida de muitos brasileiros, cada ala foi como se esse grupo de pessoas estivesse cantando as músicas do artista. As alegorias, por sua vez, foram andores desse desfile, em forma de procissão.

Para o comentarista Leonardo Bruno, o desfile foi uma bonita homenagem a Milton Nascimento para encerrar o carnaval deste ano, num enredo que começa na Portela e termina em Minas Gerais.

Do Jornal Extra