O primeiro dia do Carnaval 2025 em Belém, realizado ontem, sábado, 1º de março, reuniu milhares de foliões no Circuito Mangueirosa e em distritos do município. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (SEGBEL), implementou um esquema de segurança integrado que contribuiu para a tranquilidade do evento.
A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, a Guarda Municipal de Belém (GMB) e forças de segurança do Governo do Estado estruturaram um plano que envolveu abordagens preventivas e orientações de trânsito. O foco foi coibir irregularidades e promover a segurança dos foliões.
“Nesse Carnaval, Belém conta pela primeira vez com as ações integradas de seu próprio Sistema de Segurança, que é caracterizado pelo somatório de esforços operacionais coordenados dos Agentes de Trânsito, Defesa Civil, Ordem Pública e a Guarda Municipal, tudo feito a partir de planejamento prévio com o objetivo de proporcionar maior segurança para os brincantes do Carnaval na capital do Pará e nos distritos”, disse o secretário de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, Luciano de Oliveira.
A Inspetora Joelma Miranda, do Grupamento Tático Ronda Ostensiva da Capital (ROMU), responsável pela coordenação do Carnaval Sustentável em Mosqueiro, ressaltou a atuação integrada com diversos órgãos, como Polícia Civil, PM, SEGBEL, DETRAN, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e a Secretaria Administrativa Local. As ações abrangeram orientações sobre consumo moderado de bebidas alcoólicas, controle de volumes de som e fiscalização de estabelecimentos comerciais, respeitando os horários estabelecidos para os blocos de carnaval.
FISCALIZAÇÕES E RESULTADOS
As equipes abordaram veículos com som alto, sem documentação ou em situação irregular, além de pessoas em atividades suspeitas. Em Icoaraci, foram abordadas 4 motos, 8 carros e 30 pessoas. Em Mosqueiro, as fiscalizações abrangeram 12 motos, 3 carros, 1 van, 2 ônibus, 1 micro-ônibus e 73 pessoas. Já em Belém e Outeiro, não houve registro de abordagens, destacando a tranquilidade nesses locais.
CIRCUITO MANGUEIROSA
No Circuito Mangueirosa, cerca de 25 mil foliões participaram do evento, segundo os organizadores. A programação contou com atrações regionais e cortejos que animaram as ruas de Belém, tudo transcorrendo sem ocorrências, reforçando o clima de segurança e diversão.
Para Luciana Borges, vendedora de cerveja há cinco anos no Circuito Mangueirosa, a segurança teve um papel significativo no bom desempenho das vendas: “O evento está bem organizado. Não vi nenhuma briga ou tumulto. Para nós, quanto mais seguro e organizado, melhor, porque o público permanece no local e se sente à vontade. Hoje foi um dia de boas vendas, e a organização está de parabéns!”
PROGRAMAÇÃO
O Carnaval de Belém continua. Neste domingo, 02, tem mais Mangueirosa na capital. Em Mosqueiro, a programação oficial começa hoje com o desfile oficial das escolas de samba, prometendo muita festa e animação. A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas aproveitem o primeiro dia de folia na ilha. Já em Outeiro, onde tem mais programação especial, cinco mil pessoas foram ás ruas ontem. A programação completa pode ser conferida no site oficial da Prefeitura de Belém.
Da Agência Belém