O papa Francisco passou bem a noite e está descansado, segundo informou, nesta segunda-feira, 24, a Sala de Imprensa do Vaticano. O anúncio veio após a Santa Fé ter noticiado ontem, domingo, 23, que o pontífice continua em estado crítico no hospital Gemelli, em Roma, e que os exames de sangue mostram uma insuficiência renal inicial leve, atualmente sob controle.
“A noite foi tranquila, o papa dormiu e mantém seu repouso”, diz o breve comunicado da sala de imprensa do Vaticano.
O relatório médico divulgado na tarde de domingo explicou que o pontífice argentino, que está hospitalizado desde 14 de fevereiro com pneumonia bilateral, não teve mais crises respiratórias como a que sofreu no sábado, mas que continua recebendo oxigênio por meio de cânulas nasais.
Eles disseram que no sábado ele recebeu duas unidades de concentrado de hemácias, o que aumentou seu nível de hemoglobina.
E que a trombocitopenia, ou seja, a baixa contagem de plaquetas detectada no sábado, “permaneceu estável”, explicaram as fontes.
No entanto, em relação aos relatórios médicos anteriores, foi relatado que “alguns exames de sangue mostram uma insuficiência renal inicial leve, atualmente sob controle”.
Embora seu estado seja “crítico”, o papa permanece alerta e bem orientado, acrescentou o relatório médico.
“A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas forneçam alguma resposta fazem com que o prognóstico permaneça reservado”, acrescentaram as fontes.
O relatório médico desta tarde fornecerá mais informações.
Do portal Pleno.News/EFE