No dia 15 de dezembro, o Papa Francisco partirá às 07h45 do Aeroporto de Roma Fiumicino, na Itália, para o Aeroporto Ajaccio Napoleão Bonaparte, na ilha francesa de Córsega, em um voo da ITA Airways, informa a empresa aérea italiana.
A ITA Airways explica que escolheu o Airbus A320neo para transportar o Santo Padre em sua viagem, pois é uma aeronave tecnológica e eficiente, proporcionando 20% menos consumo de combustível e emissões de CO2 por passageiro em comparação com aeronaves de gerações anteriores.
Como de costume, o voo partirá do Terminal 5 do Aeroporto Leonardo da Vinci, com pouso previsto para as 09h00 (horário local). Recebendo o Santo Padre a bordo no Aeroporto Fiumicino estará Emiliana Limosani, Diretora Comercial da ITA Airways e CEO da Volare.
O supervisor das atividades a bordo será o Comandante Corrado Di Maria, com 18.000 horas de voo de experiência. A tripulação total será de 10 pessoas, incluindo 3 pilotos e 7 comissários de bordo, acompanhados pela equipe da ITA Airways dedicada a voos especiais. Como de costume, além da delegação papal, representantes da imprensa italiana e internacional viajarão com o Papa Francisco.
“É uma honra e uma grande fonte de orgulho para a ITA Airways acompanhar o Santo Padre em sua Viagem Apostólica”, afirma a empresa aérea, em comunicado.
A ITA Airways também ressalta que preparou um plano para esta viagem que considera a eficiência dos procedimentos operacionais, o uso de SAF (Combustível Sustentável de Aviação) em uma quantidade igual a 0,5% do reabastecimento necessário para os voos e a compensação total das emissões que não podem ser eliminadas, por meio da participação em um projeto de redução de CO2 certificado pelo Padrão Ouro.
O Papa Francisco fará uma Viagem Apostólica à ilha mediterrânea para encerrar uma conferência internacional sobre tradições religiosas populares, organizada pela Diocese de Ajaccio.
Informações da ITA Airways
Por
Murilo Basseto
Airbus A320neo – Imagem: Avolon