Uma emoção só. Foi assim o encerramento de mais um Círio, o de número 232. Às 18h de ontem, domingo, 27, o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis, foi o responsável pela missa de encerramento da quinzena de pregações com bispos e prelados convidados. Em seguida, a Diretoria da Festa de Nazaré e o staff da Arquidiocese de Belém se reuniram para a solenidade de despedida do atual corpo diretor presidido por Antônio Salame e, depois, a Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar fez uma grande apresentação na Concha Acústica da Praça Santuário.
Começava, então, a exibição do Video-Mapping na fachada da Basílica Santuário, que contou com artes e cores, um visual tridimensional em que foram refletidas as orações da igreja católica, a missão de Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, passagens bíblicas, ensinamentos de Jesus Cristo e o anúncio, por Dom Antônio de Assis, do tema do Círio de 2025 que será “Com Maria, Mãe Rainha de Toda a Criação”.
O espetáculo pirotécnico durou cerca de cinco minutos e foi dada a bênção final.
VOLTA AO GLÓRIA
E na manhã desta segunda-feira, 28, diante de uma Basílca Santuário lotada por uma multidão de fiéis, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré retornou ao Glória do altar mor. Depois, Dom Alberto Taveira Corrêa celebrou a solene missa de abertura do Recírio na Praça Santuário.
Após a missa, em um andor, a Imagem Peregrina foi conduzida pela multidão de volta ao Colégio Gentil Bittencourt cumprindo uma tradição secular. Durante o trajeto da breve procissão, os sinos da Basílca Santuário repicaram emocionantemente e Nossa Senhora foi levada sob aplausos, pessoas chorando, fazendo promessas, pedidos, agradecimentos, como em todas as vezes em que é levada em procissão pelas ruas da capital paraense.
BALANÇO FINAL
O Círio de Nazaré chega em 2024 a sua 232ª edição com o tema: Perseverar na oração, com Maria, Mãe de Jesus. Esta, que é uma das maiores manifestações católicas do mundo, é uma realização conjunta da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário, Padres Barnabitas, Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), Governo do Estado do Pará e Prefeitura Municipal de Belém. Composta por 14 romarias oficiais, além de uma série de eventos ao longo do ano e da chamada quinzena nazarena, a Festa Nazarena tem a Diretoria como órgão executivo.
Obedecendo sempre às diretrizes da Arquidiocese de Belém, a Diretoria realiza o planejamento, a promoção, divulgação e programação financeira que assegurem a realização das procissões, dos atos litúrgicos e religiosos, bem como a administração das áreas do Arraial e da Praça Santuário e de todas e quaisquer outras atividades que tenham por finalidade a realização da festividade do Círio de Nazaré.
Os trabalhos para a realização do Círio iniciam sempre ao final de uma edição. Atualmente, 35 casais católicos compõem a organização da Festa e tem como coordenador o engenheiro civil Antônio Salame, em seu último ano à frente da organização. A Diretoria é formada por um conselho consultivo do qual tem como presidente o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, uma Diretoria colegiada e oito diretorias executivas: Administrativo-financeira, Diretoria de Decoração, Diretoria de Evangelização, Diretoria de Eventos, Diretoria de Marketing, Diretoria de Engenharia e Patrimônio, Diretoria de Procissões e Diretoria de Arraial e Arrecadação. Os casais atuam de forma voluntária, sempre intercalando suas funções executivas com compromissos espirituais perante a Igreja, como novenas, missas, retiros e encontros.