Com 23% de conclusão, as obras da Nova Doca, área central de Belém, avançam dentro do cronograma, com frentes de trabalhos em quatro módulos ao longo do canal da Avenida Visconde de Souza Franco. Nesta semana, começa a instalação das estruturas metálicas que sustentarão a área visível do Parque Linear, um dos investimentos do Governo do Pará para receber a COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas), em novembro de 2025, na capital paraense.
“Essa é uma etapa muito importante da obra da Nova Doca. Estamos fazendo o lançamento dessas estruturas metálicas que ficarão acima do canal, que em seguida receberão a concretagem da laje para o pavimento final da estrutura. É sobre essa laje que vão ser instalados os espaços de lazer, esporte e gastronomia da Nova Doca, como os quiosques, a academia ao ar livre e o playground”, explica o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.
Cada uma das oito quadras da avenida receberá de 40 a 45 peças metálicas. A estrutura individual tem entre 5,60 e 9,60 metros lineares, cada uma com peso médio de 1.250 quilos. O titular da Seop reforça a importância da etapa de instalação das estruturas metálicas.
“Com a laje, essa estrutura também receberá ciclofaixa e áreas para caminhada. Na quadra 1, entre a Avenida Marechal Hermes e Rua Belém, ficará a arquibancada de contemplação, onde a representação de Nossa Senhora de Nazaré fica posicionada na época do Círio. Essa fase demonstra que seguimos avançando dentro do planejado, para entregar mais essa importante obra do governo do Estado para a COP 30”, completa Ruy Cabral.
INTERDIÇÃO
As obras da Nova Doca estão sendo realizadas em quatro módulos, entre a Avenida Marechal Hermes e Rua Cônego Jerônimo Pimentel, que recebem o fluxo normal de trânsito. O perímetro interditado inclui as margens do canal, a pista de passeio, a ciclofaixa e duas faixas de veículo de cada lado d avenida, o que permite a realização dos serviços com segurança para trabalhadores, pedestres e condutores de veículos.
O planejamento atual inclui serviços de fundação, lançamento das peças metálicas e cravação de estacas de sustentação da estrutura do canal, fundamental para a segurança do espaço e da nova pista. As estacas garantem a distribuição de carga da estrutura no solo, dando estabilidade à parte elevada da Nova Doca. Ao longo do canal serão instaladas mais de 1.000 estacas metálicas, cada uma com 40 metros.
O projeto da Nova Doca envolve 1,2 quilômetro de canal, com serviços de drenagem, paisagismo, urbanização e construção de passarelas, além da substituição de seis comportas para controle de água de maré, a fim de evitar inundações.
Também serão pavimentados mais de 2,4 km da Avenida Visconde de Souza Franco, e construídos outro sistema de drenagem profunda e superficial de chuva, rede de esgoto sanitário, tubulação de água potável, ciclovia e um sistema de energia limpa.
Por Gustavo Pêna (SEOP)
Foto: Paula Lourinho / Ascom Seop