Dezenas de estudantes de diferentes cursos da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram selecionados para atuar como voluntários da Reunião Ministerial do G20 turismo. O evento, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Belém (PA), é um dos mais importantes encontros internacionais promovidos neste ano no Brasil e ajuda a proporcionar experiências culturais e de qualificação aos alunos.
A participação dos jovens se destacou como um aprendizado transformador e de grande valor para a formação acadêmica e profissional dos envolvidos. O encontro, que reúne representantes de mais de 40 países para discutir estratégias globais de turismo, ofereceu aos voluntários uma oportunidade única de vivenciar o mercado de trabalho em um contexto internacional, colocando em prática conhecimentos adquiridos durante o curso e desenvolvendo novas habilidades essenciais para as suas carreiras.
Ingrid Melo, estudante de Turismo da UFPA, relatou como foi a oportunidade de vivenciar um evento dessa magnitude. “É a primeira vez que estou usando o meu inglês para o trabalho. Tenho aprendido bastante, principalmente na interação com delegações de diferentes países”, destaca. Ingrid atuou no acompanhamento de delegações, como a do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cuidando da logística desde o aeroporto até os locais dos encontros.
Outro estudante de Turismo, Thalisson Silva, compartilhou o entusiasmo ao trabalhar como oficial de ligação da delegação australiana. “A experiência tem sido muito enriquecedora. Estou conhecendo diferentes culturas e pontos de vista, o que é muito interessante para minha formação”, contou. Thalisson frisou que a universidade desempenha um papel crucial ao oferecer a experiência, pois insere alunos no mercado de trabalho antes mesmo da conclusão do curso, permitindo que se qualifiquem e desenvolvam competências.
Beatriz Negrão, estudante de Cinema da UFPA, também participou do evento e comemorou a chance de estar presente. “É uma experiência surreal, estar num ambiente com pessoas do mundo inteiro! Nunca imaginei vivenciar algo assim, ainda mais sendo de um curso diferente”, disse Beatriz, que atuou como oficial de ligação da delegação da África do Sul.
Participar de eventos como o G20 Turismo prepara os alunos para os desafios do mercado global e reforça a importância de a universidade investir na formação prática e intercultural de seus estudantes. A experiência no encontro representa mais que uma oportunidade profissional, constituindo um passo significativo na construção de carreiras promissoras e qualificadas.
FOCO NA QUALIFICAÇÃO – Um dos principais focos das discussões do G20 na capital paraense entre as delegações de várias partes do mundo foi justamente a importância da qualificação para um turismo de excelência. Em um dos fóruns do evento, o Conselho Mundial de Turismo e Viagens (WTTC) reuniu personalidades públicas e privadas do setor de todo o planeta, que apontaram a contínua qualificação como prioridade nos seus países.
A “Declaração de Belém”, documento resultante de todo um ano de encontros e discussões do Grupo de Trabalho de Turismo do G20 liderado pelo Brasil, também trouxe a qualificação profissional entre os principais desafios e compromissos para promover mais produtividade e inclusão no setor.
Por Cacau Bispo; MTur
FOTO ESTUDANTES 01 – ROBERTO CASTRO MTUR.