Emoção, fé, lágrimas, fogos, orações e cantos; muitos cantos! Este foi o clima vivido por quem trabalha ou frequenta a Centrais de Abastecimento do Estado do Pará – Ceasa, no bairro do Curió-Utinga, em Belém, na manhã dessa sexta-feira, 13, quando se realizou mais um Círio de Nossa Senhora de Nazaré naquele complexo, tradição que já se repete há mais de vinte anos, segundo explicou o diretor administrativo Rodnilson Nogueira, que, mais uma vez, teve a honra de carregar a Imagem Peregrina no corredor central do Mercado da Ceasa, missão que dividiu com a chefe de gabinete e promesseira Patrícia Costa.
A imagem chegou pontualmente às 7h na Ceasa, sendo colocada na berlinda previamente ornamentada para mais um círio, que teve direito a hinos consagrados à Virgem Santa pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. O trajeto começou no portal de entrada do complexo, sendo a Imagem Peregrina levada a todos os pontos, onde foram feitas homenagens. O que se via, eram trabalhadores de joelhos e braços abertos louvando e agradecendo por graças alcançadas, ou então, suplicando por graça por intercessão da Mãe de Deus e da Igreja. Em vários pontos, houve calorosa queima de fogos, tendo o cortejo parado em algumas das empresas parceiras, permissionárias, que também cooperam não apenas com o Círio, mas com vários projetos sociais desenvolvidos pela Ceasa. Segundo a assessoria do complexo, todos os permissionários cooperam, mas cada um conforme suas possibilidades.
Rodnilson Nogueira frisou de sua alegria, de sua satisfação e de sua emoção em poder carregar por alguns instantes, pelo corredor central do mercado, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma que é levada na Berlinda no segundo domingo de outubro, durante a chamada Grande Procissão. Segundo ele, que é diretor administrativo da Ceasa, o Círio no espaço já é uma tradição que se renova a cada ano e que, espera, ocorram muito mais e para sempre, afinal, é um momento em que todos têm a oportunidade de rezar, de agradecer, de pedir e de se juntar a esta grande corrente de fé do povo paraense em Nossa Senhora.
Chefe de Gabinete da Ceasa, Patrícia Costa disse estar muito feliz e emocionada. Ela conta que é devota, é promesseira e, assim, na manhã dessa sexta, ao ter a honra de ser a primeira funcionária a carregar a Imagem Peregrina, se sentiu agraciada. Disse esperar que por muitos anos possa participar desse momento de ato de fé cristã.
Na chegada da procissão ao centro administrativo da Ceasa, foi realizada uma breve celebração, com leitura do Evangelho, reflexão e a consagração à Virgem de Nazaré. Posteriormente, todos os presentes tiveram alguns instantes para fazerem suas orações particulares e fotos com a Imagem Peregrina.
VIAGEM INTERNACIONAL
Diretor de Procissões, guarda de Nossa Senhora de Nazaré e diretor da Centrais de Abastecimento do Pará, Ceasa, Guilherme Azevedo participou das homenagens à Virgem Maria durante o Círio da Ceasa. Ele já está acostumado a estar perto de Maria Santíssima, pois integrou a delegação da Diretoria da Festa de Nazaré que embarcou com a Imagem Peregrina para os Estados Unidos, onde a Mãe de Deus e da Igreja esteve para abençoar os fieis católicos paraenses, brasileiros e norte-americanos. Segundo ele, trata-se de um trabalho de evangelização que termina por nacionalizar e internacionalizar o Círio de Nazaré.
Destacou que a Imagem Peregrina já esteve em vários países, como Portugal e em vários estados como Rio de Janeiro, onde já acontece a tradição do Círio, que foi levado para a capital carioca pelo ex-arcebispo de Belém e atual cardeal arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
“É uma honra, um momento de fé como este aqui na Ceasa, um centro comercial que é olhado pela Mãe para abençoar quem aqui labuta no dia a dia”, explicou Guilherme Azevedo.
Foto: Divulgação