Dia Nacional do Folclore é comemorado pelos coletivos de artes de Portel em noite memorável

Portel, município da região de integração do Marajó, está em festa na noite desta quinta-feira, 22, dia em que se celebra o Dia do Folclore. Os coletivos de carimbo e outros ritmos da cultura popular estão reunidos para comemorar o importante dia que tem tudo a ver com a cultura da região.

Toda sociedade é dotada de Folclore, que é um conjunto de mitos, crenças, lendas e costumes que são preservados e transmitidos entre as gerações, o que formata sua cultura popular. Essas manifestações folclóricas ajudam a compreender a história e culminam na identidade do povo.

Portel conta com mais de 15 coletivos culturais de danças folclóricas, entre carimbó, sirimbó e quadrilhas, bem como diversos coletivos culturais teatrais, inúmeros artesãos e músicos que disseminam a cultura regional no município.

A fim de continuar incentivando a preservação desses valores culturais e o trabalho dos fazedores de cultura, surgiu o Projeto “Noite do Folclore Popular Portelense”, um evento que visa, nesta noite, oportunizar aos coletivos culturais o espaço para performar com suas diversas manifestações culturais, bem como propiciar ao artesão local a comercialização de seu produto, preservando, então, a memória e identidade cultural já constituída.

Assim, hoje, ocorre a valorização da cultura popular local e regional; apresentação da gama de talentos artísticos que o município Portel possui nas linguagens propostas, especialmente os contemplados pela LAB 2; o evidenciamento das artes como poderoso instrumento de transformação pessoal e social; estímulo ao talento e apreço dos envolvidos pelas linguagens artísticas evidenciadas no evento, a fim de combater ócio, a procrastinação e qualquer outra prática não construtiva. Para tal, esta noite deve atingir variados públicos, como fazedores de cultura em geral e pessoas do segmento LGBTQIAPN+.

 

EVENTO

 

Durante esta noite ocorrerão apresentações, entre performances de dança e música, o arrastão cultural, a apresentação de seis performances de dança de coletivos culturais locais carregados de tema folclórico e a apresentação de dois números musicais, de músicos contemplados pela LAB

Paralelamente, dez artesãos locais poderão comercializar seus produtos, o que viabilizará a geração de renda pelo ambulante local e trabalhadores de barracas de comidas e bebidas em geral.

O evento é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Portel, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Foto: Divulgação