Em frente ao icônico Cinema Olympia, que passa por obras de requalificação, a terceira edição da mostra de cinema Olympia na Rua promete encantar o público com um mix de videoclipes e curtas-metragens. A estrutura vai acolher 100 pessoas sentadas, mas quem preferir pode levar sua própria cadeira de praia. A programação inclui legendagem em todos os filmes, garantindo acessibilidade a todos.
Marco Antônio Moreira, presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará – ACCPA e curador do evento, destaca a diversidade e riqueza cultural das produções: “Além de concluirmos a trilogia ‘Turma da Pororoca’ com tecnologia de ponta, temos ‘Matinta’, um raro filme de terror paraense, e obras que capturam o espírito cotidiano de Santarém e Castanhal.”
Para tornar a experiência ainda melhor, o evento contará com banheiros químicos, segurança, intérprete de Libras e sistemas de som e projeção de alta qualidade. E, claro, a pipoca vai garantir o clima de cinema.
O QUE ASSISTIR:
No meio do Pitiú – Dona Onete (Videoclipe). Dir.: Leonardo Augusto. 4 min.
Com 85 anos, Dona Onete é um ícone da música popular paraense e abre a mostra com este videoclipe.
Allegro pero no Mucho (Animação). Dir.: Cássio Tavernard. 24 min.
Este é o último episódio da trilogia “A Turma da Pororoca”, onde Camarão e Caranguejo investigam uma misteriosa festa subaquática.
Matinta (Ficção). Dir.: Fernando Segtowick. 20 min. Classificação: 10 anos
Em uma vila de pescadores na Amazônia, Felício tenta salvar sua esposa de uma doença inexplicável, enfrentando feitiços e assombrações.
Meu Tempo Menino (Ficção). Dir.: Emanoel Loureiro. 25 min.
O cotidiano de um garoto de Santarém que vende picolé e vive pequenas aventuras.
A Última Maria (Documentário). Dir.: Edivaldo Moura. 25 min.
O filme revisita a história da última locomotiva da Estrada de Ferro de Bragança, preservada em Castanhal.
A requalificação do cinema Olympia é realizada de forma compartilhada entre o Instituto Pedra e Prefeitura de Belém, contando com apoio do Iphan; patrocínio do Instituto Cultural Vale e co-patrocínio do Banco da Amazônia, por meio da lei federal de incentivo à Cultura. A obra prevê restauração e modernização tecnológica do espaço, além de novas medidas de acessibilidade e um plano de manutenção. O projeto também foi selecionado pelo edital Resgatando a História, do BNDES, e inclui a produção de um videodocumentário sobre o cinema.
Serviço:
Evento: Mostra de Cinema Olympia na Rua
Data: Domingo, 4 de agosto de 2024, às 18h
Local: Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 918, Campina (em frente ao Cinema Olympia)
Entrada gratuita e por ordem de chegada.
Capacidade: 100 pessoas sentadas
Acessibilidade: Intérprete de Libras.
Texto:
Luciana Medeiros
Foto: Oswaldo Forte / PreviousNext