Filho de vereador preso por tráfico em Óbidos acusa diretor do Igeprev de envolvimento nos crimes

Oitenta mil reais. Este é o valor que o senhor Hamilton de Queiroz Freitas, de 38 anos, estaria pagando pelo aluguel da balsa Lady Conceição, que faz a linha Santarém-Manaus-Santarém. Ele exerce a função de gerente do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará – Igeprev, mas é sócio-proprietário da embarcação que foi envolvida em casos de tráfico interestadual de entorpecentes.

Servidor público comissionado, Hamilton Freitas recebe salário de R$ 3,3 mil brutos, como mostra contra-cheque no portal da transparência referente ao mês de julho recém-findo. O aluguel da balsa foi fechado em outubro do ano passado.

Pois bem. A embarcação anteriormente citada tem quase 73 metros de comprimento e pertence ao empresário Onilson Sarrazin Nogueira. O contrato foi assinado em outubro do ano passado, em Óbidos, no oeste paraense, com a empresa Rota Air Log Brasil, sediada em Manaus, empresa que aparece no nome de Daniele de Araújo Evangelista e Edson Dias dos Santos.

O prazo de locação da Lady Conceição vencerá no dia 10 de outubro e a primeira mensalidade foi paga em 30 de outubro do ano passado.

Hamilton Freitas confirma que está à frente da locação da balsa Lady Conceição e que tem duas pessoas de sua confiança cuidando dos negócios para que ele não se atrapalhe com suas funções junto ao Igeprev. Também aproveitou para reafirmar o que já havia dito à polícia, de que nada tem a ver com tráfico de entorpecentes a bordo da embarcação e que, inclusive, teria ligado para a Polícia Militar, contando de suas suspeitas de que Victor Calebe Monteiro da Silva, o Calebe, estaria utilizando veículos transportados para esconder drogas em grande quantidade.

Calebe é filho do vereador Carlos Silva, do Podemos, foi preso há 14 dias e autuado em flagrante delito por tráfico de drogas. Calebe foi contratado há cerca de três meses para trabalhar na balsa Lady Conceição, como serviços gerais.

Segundo informações das autoridades policiais, num dos veículos transportados pela balsa Lady Conceição, além de cocaína e maconha, foram apreendidos vinte cartuchos calibre 9 milímetros. O carro estava na balsa atracada em um porto no bairro Uruará, na Avenida Transmaicá, em Óbidos. Policiais do 35º Batalhão de Polícia Militar, em conjunto com a 29ª Companhia Independente de Polícia Militar atuaram na ação que redundou nas apreensões e no flagrante.

Foto: Reprodução