Em Paragominas a liderança na corrida eleitoral é de Sidney Rosa

DOXA publica sua segunda pesquisa oficial registrada no T.R.E sobre a corrida eleitoral no município de PARAGOMINAS. A pesquisa mostra um cenário em que o ex-prefeito Sidney Rosa (MDB) aparece em primeiro lugar na pesquisa, somando 43,9% das intenções de voto. Em segundo lugar vem o atual prefeito, Dr. Lucídio (UB), com 15,8% que vai defender seu mandato. Sidney Rosa já foi prefeito do município e disputou a eleição passada (2020), perdendo para Dr. Lucídio. Agora sustenta uma diferença de 28,1 pontos a frente de Dr. Lucídio.

A pesquisa está registrada no T.R.E sob o n° PA-05179/2024 e foi realizada no período de 15 a 17 de julho de 2024 em todos os bairros da cidade e nas comunidades da zona rural. A amostra foi de 400 eleitores, tendo uma margem de erro de 4.9% para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.

ESPONTÂNEA: É ALTO O PERCENTUAL DE ELEITORES INDECISOS

Na questão espontânea, em que não se mostra os nomes de pré-candidatos, a pesquisa detectou que, ainda, é grande o número de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto. Esses eleitores flutuantes chegam a somar 81,3%. O ex-prefeito, Sidney Rosa, aparece com 13,3%, seguido do atual prefeito, Dr. Lucídio, com 4,8%; Tatiane vem com 0,8%.

ESTIMULADA: SIDNEY ROSA ESTÁ 28,1 PONTOS PERCENTUAIS NA FRENTE DE DR. LUCÍDIO

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de PARAGOMINAS, Sidney Rosa (MDB) aparece em primeiro lugar com 43,9% das intenções de voto. O atual prefeito, Dr. Lucídio (UB), vem em segundo lugar com 15,8%. Hesinho (PL) aparece com 8,4% das intenções de voto. Tatiane (PP) vem com 6,8%. Aqueles que estão indecisos e os que pretendem votar em branco ou anular seu voto somam 25,1%.

EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE PARAGOMINAS

Quando se trata de rejeição, a pesquisa mostra maior rejeição para o atual prefeito, Dr. Lucídio (UB), que aparece com 39,8%. Tatiane (PP) aparece com rejeição de 8,3%; Hesinho (PL) é rejeitado por 7,0%. O ex-prefeito, Sidney Rosa (MDB), tem a menor rejeição, aparecendo com 6,3%. Os que não rejeitam nenhum somam 23,0%; e outros 15,8% não se manifestaram.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE DR. LUCÍDIO

O governo do prefeito DR LUCÍDIO é aprovado por 33,0% dos eleitores de PARAGOMINAS; enquanto sua desaprovação chega a 53,0%. Outros 14,0% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 64,0% dos eleitores de Paragominas estão aprovando o governo de Helder; enquanto 17,0% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 43,0% dos eleitores do município. A sua desaprovação é de 44,0%.

HELDER

LULA

APROVA

64,0

43,0

DESAPROVA

17,0

44,0

NS SR

19,0

13,0

ANÁLISE

Nessa segunda pesquisa oficial registrada no T.R.E da Doxa, o ex-prefeito Sidney Rosa, está com uma vantagem de 28,1 pontos percentuais na frente do Dr. Lucídio que vai a reeleição, isto é, vai defender seu mandato. Sidney Rosa já governou o município por oito anos consecutivos. Na eleição de 2020 era o favorito para retomar a prefeitura, mas perdeu para o Dr. Lucidio. O atual prefeito obteve 49,24% dos votos válidos; enquanto Sidney ficou com 46,27%, uma diferença de 2,97%. Foi uma eleição bastante disputada. Faltam um pouco mais de dois meses para essas eleições. Vamos acompanhar passo-a-passo essa corrida eleitoral.
DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o n° PA-05179/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em PARAGOMINAS-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 400 entrevistas

Período: 15 a 17 de julho de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião