Benefícios da prática de pilates para quem tem dores crônicas

Pilates é um método de exercícios criado na década de 1930 pelo alemão Joseph Pilates que busca fortalecer o corpo e o “core” ou núcleo, por meio de alongamentos e pequenos movimentos de resistência. Originalmente, se chamava “controlologia”, que significa o controle do corpo pela mente.

O Ortopedista Dr Guataçara Gabriel destaca os benefícios da prática de pilates para quem tem dores crônicas
A atividade física bem orientada é recomendada para quem sofre com dores crônicas.
A prática regular de pilates pode ser muito benéfica para quem sofre de dores crônicas, ou dor nas costas, problemas posturais e articulares. A recomendação é do ortopedista, Dr Guataçara Gabriel Segundo ele, quem sente dores consegue com a prática regular fortalecer os músculos estabilizadores, melhorar o alinhamento corporal e aumentar a mobilidade. Fatores que ajudam a reduzir a intensidade das dores.

“O fundamental é que a atividade seja adaptada às necessidades e limitações de cada pessoa”, disse o especialista, que recomenda ainda que no caso de pacientes com dores crônicas, consultar um médico ou fisioterapeuta antes de iniciar a prática. Só não podem praticar pilates pessoas com fraturas recentes, hérnias de disco severa ou que tenham passado por cirurgias.

Para o ortopedista, a principal vantagem do pilates é a possibilidade de personalização, o professor pode adaptar os exercícios, alterando para quem tem dores nas costas, por exemplo, problemas no joelho, garantindo uma prática segura e eficaz para todos.

O pilates é amplamente utilizado também na reabilitação de lesões ortopédicas. Sua abordagem de baixo impacto e foco na estabilização muscular torna ideal para a recuperação de diversas condições, como lesões no joelho, quadril e coluna. “Como ortopedista, vejo diariamente os impactos positivos que a prática de pilates bem orientada pode ter na vida dos meus pacientes. É uma ferramenta poderosa não apenas para a reabilitação de pacientes que sofrem de dores crônicas, mas também para a prevenção de lesões e a promoção de uma vida mais saudável e equilibrada.”

A única recomendação do médico é, diante de dores agudas ou desconforto extremo, procurar um médico. O pilates deve ser sempre uma atividade agradável e não dolorosa, segundo ele.
para todos os profissionais que se dedicam diariamente à reabilitação dos nossos pacientes. Diariamente, além das pessoas, nos conectamos com histórias de vida e entendemos que a saúde é a base para que o indivíduo tenha cada vez mais momentos de qualidade para si e com a sua família.

O Centro Clínico Paricuiã é uma empresa familiar que investe em um ambiente de acolhimento para todos os funcionários e pacientes, destacando-se pela humanização dos atendimentos, com igualdade e respeito. Tratamento ortopédico é a especialidade da casa.

A Paricuiã nasceu de um sonho do nosso fundador, Dr. José Guataçara, em unir o seu trabalho de ortopedista com o da própria família, repleta de profissionais da saúde. Sua filha, Mariana Gabriel, fisioterapeuta especializada em disfunções ortopédicas e traumatológicas, é também a responsável técnica da clínica.

O amor ao próximo sempre foi o pilar da família fundadora do nosso centro clínico. Transmitimos esses valores para todos os profissionais que se dedicam diariamente à reabilitação dos nossos pacientes. Diariamente, além das pessoas, nos conectamos com histórias de vida e entendemos que a saúde é a base para que o indivíduo tenha cada vez mais momentos de qualidade para si e com a sua família.

Temos a missão de trazer um novo conceito de fisioterapia para a nossa cidade. Cada paciente precisa de um olhar especial e de profissionais preparados e qualificados, por isso investimos no aprimoramento técnico das equipes e incentivamos a busca contínua por novos conhecimentos, sempre prezando pela excelência, ética e comprometimento com os resultado.
Para mais informações :
Whatsapp
(91) 21214809
Aceitamos Planos de Saúde.
Foto: Cleiton Palmeira