Foguete sofre explosão catastrófica durante teste na China

Um teste do estágio de um foguete da empresa privada Space Pioneer terminou em uma explosão catastrófica neste domingo (30). O incidente aconteceu na cidade de Gonhyi, na China.

O acionamento era um teste de fogo estático do primeiro estágio do foguete Tianlong-3. Nas imagens captadas por civis, é possível ver os motores acionados e uma decolagem não proposital. Poucos segundos depois, o módulo perde força e colide com o solo, em uma grande explosão.

Um teste estático tem como objetivo assegurar a funcionalidade das estruturas durante o acionamento dos motores e não conta com uma decolagem. Segundo o SpaceNews, o módulo do foguete chinês tem capacidade para voos orbitais, o que explicaria a grande quantidade de combustível e consequentemente a explosão gigante.

A Space Pioneer soltou um comunicado informando que durante o teste, o foguete do primeiro estágio acendeu normalmente, mas “devido a uma falha estrutural na conexão entre o corpo do foguete e a bancada de testes, o foguete do primeiro estágio se separou da plataforma de lançamento”.

“Em uma montanha a 1,5 quilômetros a sudoeste da plataforma de teste, o corpo do foguete caiu na montanha e se desintegrou”, completa ainda o comunicado. A empresa informou que o local do teste fica longe da área urbana de Gongyi e não há registro de vítimas.

TESTE E EXPLOSÃO

Explosões em testes estáticos não são raras, justamente para evitar problemas em voo que esse tipo de teste ocorre. No entanto, uma decolagem acidental, como no caso do Tianlong-3, não é algo comum. Na verdade, não há registro disso ter acontecido anteriormente.

Em 2020, por exemplo, uma versão inicial da Starship, da SpaceX, explodiu durante um teste do tipo, mas na ocasião, as estruturas de contenção seguraram o foguete, o que não aconteceu dessa vez.

A Space Pioneer pretende fazer do Tianlong-3 sua própria versão do Falcon-9, foguete de sucesso da SpaceX em lançamentos comerciais. Havia a expectativa de testes orbitais com o modelo em breve, mas com a explosão é possível que o programa sofra um atraso.

Foto: Divulgação