Moeda de 1.600 anos confirma presença do Império Romano em mais uma região

De acordo com os pesquisadores, uma moeda de prata, conhecida como “antoninianus”, apresenta o busto de Valeriano II. Ele foi coroado imperador pelo seu avô Valeriano, que também comandou o império e nomeou seu filho co-imperador.

O material data de 255 d.C. e valia dois denários, moeda padrão cunhada durante a era romana. Diferentemente da versão original, ela não foi produzida com prata sólida. A equipe responsável pela descoberta explica que isso aconteceu pelo fato de o Império Romano estar enfrentando uma crise de inflação durante aquele período.

No mesmo local foi encontrada um outra moeda, desta vez de bronze. Ela, por sua vez, data entre 364 e 367 d.C. e representava o imperador romano Valente, morto por invasores godos durante a Batalha de Adrianópolis, na atual Turquia.

Moeda foi localizada por arqueólogos
Ilha pode ter sido habitada apenas por soldados
Os trabalhos de escavação na ilha também revelaram um edifício da era romana de três quartos, um pátio e uma área pavimentada.
Perto dali, ainda foi encontrado um antigo forte.
Os pesquisadores afirmam que as descobertas confirmam que os romanos habitaram a região.
Possivelmente, eles construíram a estrutura para garantir a passagem de navios que vinham do Mediterrâneo e defender este fluxo comercial de possíveis ataques de piratas.
Ainda não está claro se a ocupação da ilha foi realizada apenas por soldados.
Novos estudos serão realizados para tentar entender o passado do local.

Olhar Digital
(Imagem: Dig Alderney)
Alessandro Di Lorenzo