O chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, fez ameaças a Israel e ao Chipre durante uma transmissão televisiva na quarta-feira, 19. Caso haja uma guerra na região, Nasrallah disse que “não haverá nenhum lugar a salvo de nossos mísseis e drones”. As informações são da Reuters.
Durante o discurso, Nasrallah afirmou que os extremistas têm um “banco de alvos” que podem atingir com ataques de precisão. “[Israel] sabe que o que também o espera no Mediterrâneo é muito grande. Diante de uma batalha desta magnitude, sabe que agora deve esperar por nós por terra, ar e mar”, falou.
O conflito recente entre Israel e Hezbollah se dá há 8 meses, em paralelo com os ataques de Israel à Faixa de Gaza.
O chefe do Hezbollah alertou que o Chipre pode se tornar um alvo, caso o país deixe Israel utilizar bases militares e aeroportos para atacar o Líbano.
“O governo cipriota deve ser avisado de que abrir aeroportos e bases cipriotas para o inimigo israelense atingir o Líbano significa que o governo cipriota se tornou parte da guerra e a resistência [Hezbollah] lidará com isso como parte da guerra”, disse Nasrallah.
O presidente do Chipre, Nikos Christodoulides, disse que o país não apoia nenhum lado do conflito e que “não é parte do problema, é parte da solução”.
AMEAÇA DE GUERRA
Na terça-feira, 18, o grupo extremista divulgou imagens gravadas por drone da cidade portuária de Haifa, no norte de Israel. Depois das imagens divulgadas, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, e militares do país anunciaram que estão prontos para uma “guerra total“ contra o Hezbollah.
“Estamos muito próximos do momento da decisão de mudar as regras contra o Hezbollah e o Líbano. Numa guerra total, o Hezbollah será destruído e o Líbano será severamente atingido”, escreveu Katz em seu perfil do X (ex-Twitter).
Fonte Reuters/Poder 360
Reprodução/Flickr @PaulKeller