O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, declarou nesta que o mundo enfrenta dois cenários possíveis: uma terceira guerra mundial ou um cessar-fogo de longo prazo na Ucrânia.
“Um cenário é se o Ocidente avançará para um conflito total com a Rússia, já que não é nada fácil deter o exército russo no terreno”, afirmou Vucic em uma coletiva de imprensa em Belgrado, ao lado do presidente do estado da Baviera, na Alemanha, Markus Soder. “E o segundo é que, com a ajuda dos Estados Unidos e da China, algum tipo de trégua de longo prazo, se não uma paz permanente, seria estabelecida, o que representaria um enorme alívio para o mundo.”Vucic acrescentou que, se o rumo for o conflito, ninguém sairia ganhando. Soder, por sua vez, destacou a importância da adesão da Sérvia à União Europeia, afirmando que a Baviera dará seu total apoio. “Estamos fortemente defendendo a entrada da Sérvia na União Europeia. Seria uma grande vergonha para a Europa, mas também para a Sérvia, se isso não acontecer,” disse Soder. Ele ressaltou que é fundamental que a Sérvia, como o país mais forte dos Balcãs, com uma tradição europeia, seja um parceiro forte e confiável.
Soder anunciou que a Baviera abrirá um escritório de representação em Belgrado, responsável por desenvolver cooperações econômicas, científicas e técnicas. Vucic destacou a importância dessa cooperação para a Sérvia, já que empresas bávaras empregam 25 mil trabalhadores no país. Durante o encontro, Vucic também entregou a Soder a Ordem do Estado Sérvio, a mais alta condecoração do país.
Brasil 247