O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a volta de chuvas fortes no Rio Grande do Sul a partir de amanhã sexta-feira (10). A previsão indica que entre os dias 10 e 12 de maio, áreas do centro-norte e leste do estado, incluindo o litoral norte e sul de Santa Catarina, serão atingidas por chuvas intensas, com volumes que podem superar os 100 milímetros. Além disso, os ventos mudarão de direção, soprando predominantemente de sul.
“Entre o fim do domingo (12) e a segunda-feira (13), as rajadas de vento variarão de oeste a sul e depois de sul, com velocidade acima de 30 km/h. Na terça-feira, 14, os ventos enfraquecerão”, informou o Inmet em comunicado.
É essencial destacar que os volumes previstos de chuva podem ocasionar novos transtornos em áreas já afetadas anteriormente. Por isso, o Inmet recomenda que a população acompanhe e siga as orientações da Defesa Civil Nacional.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa condição é resultado da instabilidade que retornará com mais intensidade ao Rio Grande do Sul no fim desta semana. Inicialmente, como frente quente, devido ao recuo da frente fria de Santa Catarina para o estado gaúcho. Posteriormente, no fim de semana, a frente fria permanecerá no Rio Grande do Sul, ocasionando áreas de instabilidade e entrada gradual de ar frio. A partir de segunda-feira (13), o ar frio ganhará força, podendo provocar geadas a partir da terça-feira (14), enquanto um reforço amplo de ar frio e seco, de origem polar, deverá afastar a instabilidade.
A previsão para hoje quinta-feira (9) já indica mudanças climáticas nos dois estados afetados. No Rio Grande do Sul, o tempo permanecerá frio e seco no sul, com temperaturas mínimas entre 4°C e 8°C nas áreas mais frias. Nas demais regiões, haverá nebulosidade e frio na madrugada, com mínimas entre 10°C e 15°C na metade norte do estado. Em Porto Alegre, a temperatura mínima prevista é de 13°C.
Em Santa Catarina, pela manhã, a chuva atingirá áreas do estado, podendo chegar à divisa com o Rio Grande do Sul. Durante a tarde e à noite, há possibilidade de chuva isolada no norte gaúcho.
O Inmet reforça a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e os avisos meteorológicos especiais, disponíveis diariamente no site e nas redes sociais.
O Inmet, órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
Fonte: Gazeta Brasil