O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia já iniciou sua programação de abertura da 13ª edição. Apoiado na temática “Todo corpo em deslocamento tem trajetória”, proposição de Lívia Aquino, curadora convidada deste ano, o projeto selecionou e premiou obras de artistas em um edital com mais de 300 participações. As mostras serão exibidas até o dia 23 de junho, na Associação Fotoativa, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Museu da UFPA e Galeria Fidanza, no Museu de Arte Sacra, sempre com entrada franca.
“À escuta”, com curadoria de Lívia Aquino, foi a primeira exposição a ser inaugurada. Aberta no último sábado (20), ela traz os trabalhos dos artistas da Residência Artística Farol e tem visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e sábados, das 9h às 16h.
Neste final de semana o público conhecerá as demais exposições da 13ª edição do projeto. Às 19h de sexta-feira (26) será aberta, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, parte da mostra “Todo corpo em deslocamento tem trajetória”, resultado do edital deste ano, que conta com trabalhos dos artistas premiados e selecionados, além de convidados da curadoria. A visitação será de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
A segunda parte da mostra tema da edição será aberta no sábado (27), às 9h, na Galeria Fidanza, do Museu de Arte Sacra, também com o mesmo horário de visitação.
Ainda na manhã seguinte (27), às 10h, o Museu da UFPA recebe “In Natura / In Vitro”, uma mostra especial com trabalhos de Jacques Huber e convidados. A curadoria é de Mariano Klautau Filho e Nelson Sanjad. Sua visitação ocorrerá de terça a sexta-feira, das 09h às 17h e sábado e domingo, das 10h às 14h.
Série Eden Redescoberto de Janduari Simões que integra a mostra In Natura In Vitro no Museu da UFPA
Série Eden Redescoberto de Janduari Simões que integra a mostra In Natura In Vitro no Museu da UFPA
PROGRAMAÇÃO DE ENCONTROS
Em sua agenda de abertura, o Diário Contemporâneo irá realizar encontros com o público. No domingo, 28, às 10h, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, haverá a roda de conversa “Corpos em Movimento – Artistas da Edição”, com Alexandre Sequeira (PA), Alex Oliveira (BA), Alister (PA), Carolina Krieger (SC), Coletivo Noite Suja (PA), Gabz (SP), Janduari Simões (PA), Keila Sankofa (AM), Marina Feldhuis (PE), Marcelo Santos (PA), Nazas (PA), Val Souza (SP), Renata Aguiar (PA), Rogério Vieira (SP) e Walda Marques (PA).
Já na noite da segunda-feira, 29, às 19h, Vi Grunvald, que integrou a comissão de seleção desta edição, fará a conferência “Políticas e poéticas da objetividade e intimidade: um estudo de caso sobre prática e representação fotográfica contemporânea”, no Museu da Imagem e do Som, que fica no Centro Cultural Palacete Faciola. Ambas as programações também contam com entrada franca.
O PROJETO
Criado em 2010, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é aberto a todos os artistas brasileiros ou residentes no país. Trata-se de um projeto nacional que, em seus mais de dez anos de atuação, contribuiu para a consolidação do Pará como lugar de reflexão e criação em artes, além de proporcionar o diálogo entre a produção local e nacional.
Projeto realizado por meio da Lei de Incentivo Federal à Cultura Rouanet. Patrocínio: Banpará. Parceiros Institucionais: Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Associação Fotoativa, Museu da UFPA (MUFPA), Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) e Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. Colaboração: Sol Informática. Apoio Cultural: Diário do Pará e RBA. Realização: Céu Caótico, Ministério da Cultura e Governo Federal.
SERVIÇO
13ª Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia abre mais exposições neste final de semana
26/04/2024, às 19h
“Todo corpo em deslocamento tem trajetória”, com curadoria de Lívia Aquino
Espaço Cultural Casa das Onze Janelas
27/04/2024, às 9h
“Todo corpo em deslocamento tem trajetória”, com curadoria de Lívia Aquino
Galeria Fidanza, Museu de Arte Sacra
28/04/2024, às 10h
“Corpos em Movimento”, roda de conversa com artistas da edição
Espaço Cultural Casa das Onze Janelas
29/04/2024, às 19h
Políticas e poéticas da objetividade e intimidade: um estudo de caso sobre prática e representação fotográfica contemporânea, conferência com Vi Grunvald
Museu da Imagem e do Som (Centro Cultural Palacete Faciola)
Com informações da Assessoria do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia