Gol suspende transporte de animais por 30 dias após morte do cachorro Joca

A Gol suspendeu por 30 dias, contados a partir desta quarta (24), as vendas do serviço de transporte de cães e gatos, prestado pela GOLLOG Animais, e do produto Dog&Cat + Espaço, para viagens realizadas no porão da aeronave. A decisão ocorreu após a morte do cachorro Joca, que foi mandado para o destino errado por uma falha operacional da Gol.

Segundo a companhia aérea, a decisão de suspender as vendas desses serviços é para que a empresa possa se dedicar totalmente a concluir o processo de investigação do ocorrido.

Joca, um cachorro da raça golden retriever, saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e deveria ter sido encaminhado para Sinop (MT). Porém, o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (CE). Quando o tutor, João Fantazzini, chegou em Sinop, foi notificado sobre o erro e retornou para Guarulhos, para reencontrar Joca, que voltaria de Fortaleza até o local. Contudo, Fantazzini encontrou o animal morto dentro do canil da empresa.

Nesta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou a Gol e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) sobre a morte do cachorro. “Eu acho que a Gol tem que prestar contas, acho que a Anac tem que fiscalizar isso e acho que a gente não pode permitir que isso continue acontecendo no Brasil”, disse Lula.

O presidente contou que escolheu uma gravata com o desenho de um cachorro para usar nesta quarta-feira em homenagem ao Joca, como uma forma de protesto. “A minha gravata tem um desenho de um cachorrinho. Eu coloquei de manhã em protesto ao que aconteceu.”

 

“Contratei o serviço de transporte de animais da Gol”: o que fazer?
A Gol informa que os clientes que contrataram o transporte do seu pet por meio dos serviços que estão com restrição entre 24 de abril e 23 de maio poderão optar pela restituição total do valor, inclusive do valor da sua passagem (no caso de Dog&Cat + Espaço).

Outra opção é postergar a viagem, sem custo, para depois de 23 de maio em voos até 31 de dezembro de 2024.

 

Passageiros que se encontram no destino de sua viagem e possuem um dos serviços de transporte de animais restritos contratado para a volta serão atendidos se assim desejarem.

A Gol relembra que o serviço “Dog&Cat Cabine”, para clientes que levam seus pets na cabine do avião, não sofreu nenhuma alteração.

As equipes de aeroportos da GOL estarão à disposição para dúvidas ou através da central de atendimento pelo 0800 704 0465.

Anac apura morte de Joca
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou processo administrativo para apurar os motivos que levaram à morte do cachorro Joca.

A abertura do processo ocorreu após pedido de informações à empresa aérea pela Anac e realização de reunião entre o diretor-presidente da Agência, Tiago Pereira, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

“A Anac solicitou à Gol detalhes sobre as condições de transporte do animal, o seu envio para localidade diversa da contratada e as condições para a prestação desse tipo de serviço. O objetivo é abrir processo de fiscalização conforme as constatações apuradas”, diz o órgão em comunicado.

Regras para transporte de animais

A Anac esclarece que o transporte de animais de estimação e animais de assistência emocional, quando ofertado pelas empresas aéreas, implica a responsabilidade destas pelos animais transportados desde o embarque até o recebimento, aplicando-se as disposições constantes do contrato firmado entre as partes.

“Nos casos de dano causado ao animal de estimação ou de assistência emocional no decorrer do transporte, o transportador aéreo deverá indenizar o passageiro”, diz o órgão em nota.