àAnvisa faz retirada de 3 famosos produtos dos mercados por apresentarem grandes riscos à população

A descoberta de pelo de roedor, pedaços de insetos e outros contaminantes nestes itens cotidianos levantou alarmes sobre os riscos para a saúde pública.

A ANVISA comunicou através da RESOLUÇÃO-RE Nº 1.427, DE 12 DE ABRIL DE 2024, publicada no Diário Oficial da União em 15 de abril de 2024, que determina a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação e utilização do lote 1037 L A6 232 do produto Sal Rosa do Himalaia Iodado Moído da marca Kinino.

Essa sal é produzido pela empresa H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA (Kinino), CNPJ nº 00.573.184/0005-02.

De acordo com a Vigilância Sanitária de SC, tal medida foi tomada em virtude do resultado não satisfatório obtido no teste de determinação de Iodo adicionado na forma de Iodato, conforme evidenciado no Laudo de Análise Fiscal definitivo nº 56.CP.1/2023, emitido pelo Centro de Laboratório Regional I – Instituto Adolfo Lutz Araçatuba.

Fezes de rato e risco à saúde: Anvisa proíbe marca de arroz, decreta retirada dos mercados e situação hoje (20)
Encontrado pelo de roedor
Segundo a Vigilância Sanitária de SC, a ANVISA anunciou no dia 5 de maio de 2024,a suspensão da comercialização, distribuição e utilização do lote nº 386-26 do produto Canela em Pó, sob a marca Kodilar, com validade até 05/10/2024.

Essa Canela em Pó é produzido pela empresa M.W.A. Comércio de Produtos Alimentícios LTDA, identificada pelo CNPJ nº 53.512.810/0001-93.

Canela em Pó da marca Kodilar
Esta medida foi tomada com base nos resultados do laudo de análise definitivo nº 830.1P.0/2023, emitido pela Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Minas Gerais. Este laudo revelou resultados insatisfatórios no ensaio de pesquisa de matérias estranhas, indicativas de risco à saúde humana (pelo de roedor), e identificou falhas nas Boas Práticas relacionadas à presença de fragmentos de insetos no lote mencionado do produto.

Perigo para a população
A ANVISA comunicou a suspensão imediata da comercialização, distribuição, propaganda e uso do lote nº 19227 095 do produto denominado Azeite de Oliva Extra Virgem.

Produto este que está sob a marca Vincenzo, produzido pela empresa TRL Internacional Importadora e Exportadora LTDA, CNPJ nº 14.546.348/0001-93.

Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo teve apenas 1 lote afetado (Reprodução: Internet)
Segundo a Vigilância Sanitária de SC, tal decisão foi embasada pelo resultado considerado insatisfatório obtido nos testes de determinação do índice de refração e do índice de iodo WIJS, conforme indicado no Laudo de Análise Fiscal definitivo nº 648.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels – LACEN/RJ.

Posicionamento das Empresas
Até o momento, não foram encontradas notas oficiais ou manifestações das empresas responsáveis pelos produtos em questão. No entanto, é importante ressaltar que a Anvisa está aberta para que as empresas possam expor sua versão dos fatos.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Caso você identifique algum produto que possa representar riscos à saúde, é possível fazer uma denúncia para a Anvisa.

É necessário preencher um formulário eletrônico descrevendo o fato e fornecendo todas as informações relevantes para a apuração da denúncia. É recomendado incluir fotos ou materiais que possam comprovar os fatos relatados.

Também é possível entrar em contato com a Anvisa através do telefone 156, que é o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura.

(Foto: Reprodução, Montagem – TV Foco