Nesta quarta-feira, 10, às 17h, o Governo do Estado assinou a ordem de serviço para a reconstrução do Canal da Avenida Almirante Tamandaré e construção do Parque Linear da Tamandaré, em Belém. Esta é uma das intervenções urbanas que será executada para preparar a capital paraense que será sede da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP 30, em 2025.
As obras serão executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), por meio da empresa OCC Participações e Construções LTDA. Possui o investimento de R$ 154.268.278,50, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O Canal possui 1,4 quilômetros e serão executados os serviços de: pavimentação asfáltica, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização e passarelas.
Com a finalidade de ser mais porta de entrada para a capital paraense, no início da via – perto da praça do arsenal, será também construído um porto para atração de navais, com abertura do espaço e dragagem do leito da canal e da baía – com forma de criar espaço para os navios. A praça Onze de Junho também será reconstruída.
Com a construção do Parque Linear dá Tamandaré a população vai ganhar um maior espaço para passeio – com passarelas e balanço de serão projetados para dentro do canal.
O novo aparelho público vai contar também com as quadras esportivas, espaço infantil e espaços de alimentação.
Projeto – foi distribuído de modo a criar uma melhor relação com o existente. Buscou-se proporcionar espaços diversificados para o lazer infantil, prática de esportes, espaços de contemplação e alimentação, além de uma nova praça junto à desembocadura do canal, que tem potencial de se tornar uma janela para o rio e um novo espaço turístico da cidade. Vale destacar a revitalização da Praça Onze de junho, incorporada ao complexo visando a requalificação geral de toda a região.
Será executada a arborização com o plantio de árvores ao longo do parque, além de ser importante em um espaço público de qualidade, é extremamente importante em Belém para proporcionar maior conforto térmico e sombreamento para os pedestres, crianças e esportistas que frequentarem o espaço.
Fonte Ag.Pará