Na noite de quinta-feira, um terremoto de magnitude 4,7 foi registrado na cidade de Cururupu, Maranhão, segundo informações do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico. Localizada a aproximadamente 130 km de São Luís e com uma população de 31,5 mil habitantes, Cururupu está situada perto do Oceano Atlântico, onde foi identificado o epicentro do sismo a uma profundidade de 360 km.
O Serviço Geológico dos EUA também observou atividade sísmica na área, relatando cinco tremores de magnitude 5 na escala Richter nas proximidades das placas tectônicas Sul-Americana e Africana, a mais de 1,3 mil km de São Luís.
Embora tremores de magnitude 4,7 geralmente não causem danos significativos, eles podem ser percebidos pela população. No entanto, devido à grande profundidade do terremoto em Cururupu, é possível que sua presença tenha sido menos notada.
Terremotos de menor magnitude são eventos recorrentes no Brasil. Por exemplo, em 2014, Eirunepé, no Amazonas, experimentou um tremor de 4,6 a uma profundidade de 580 km, que passou despercebido pelos habitantes locais. Itapecuru-Mirim, no Maranhão, também registrou tremores menores em março de 2023 e dezembro de 2020.
Recentemente, um terremoto de magnitude 4,8 ocorreu na região de Nova York, com o epicentro localizado no estado vizinho de Nova Jersey.
Foto: Reprodução/EMSC