Farmacêutica japonesa desculpa-se publicamente por problemas de saúde causados por suplementos

O laboratório japonês Kobayashi Pharmaceutical desculpou-se publicamente pelos graves problemas de saúde causados por seus suplementos nutricionais que contêm, na composição, levedura vermelha de arroz — beni-koji.

A empresa concedeu a primeira entrevista coletiva desde que foram notificadas mortes entre usuários dos produtos, agora sujeitos a retirada do mercado.

O presidente do laboratório, Kobayashi Akihiro, observou um minuto de silêncio pela morte de usuários e dirigiu pêsames aos familiares das vítimas.

Ele disse lamentar profundamente a preocupação e a angústia causadas a tantas pessoas pela questão, que se transformou em um problema social.

Com matriz em Osaka, a empresa foi comunicada inicialmente em janeiro a respeito de suspeitas de danos à saúde, mas, por mais de dois meses, não fez nenhum anúncio público do problema.

O presidente disse que a empresa vem refletindo seriamente a respeito das severas críticas recebidas pelo período de silêncio e está profundamente arrependida.

A companhia farmacêutica informou que, até a noite de quinta-feira, houve cinco mortes e 114 relatos de hospitalizações entre usuários dos suplementos. As pessoas afetadas teriam tido disfunções renais e outros problemas de saúde.

Um dirigente da empresa declarou que o laboratório continuará a investigar a causa dos problemas, fornecendo dados ao governo e pedindo a sua colaboração.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar Social e a Agência de Assuntos do Consumidor providenciaram uma linha telefônica conjunta para que orientação seja prestada a consumidores e empresas.

O telefone é o 03-3595-2760. O atendimento, somente em japonês, é feito das 9 horas às 21 horas todos os dias, incluindo fins de semana e feriados.

Por NHK WORLD-JAPAN