Os ataques dos Houthis a navios no mar Vermelho e os baixos níveis de água no canal do Panamá estão apresentando novos desafios para a cadeia global de suprimentos. Esses eventos estão forçando a mudança de rotas na região. Segundo o recente relatório do banco japonês Nomura, o mar Vermelho desempenha um papel estratégico no comércio, sendo a única passagem para o canal de Suez.
A Bloomberg informa que aproximadamente 12% do comércio global ocorre através do canal de Suez, incluindo até 30% do tráfego de contêineres. É relevante destacar que o canal de Suez é crucial, proporcionando a rota marítima mais curta entre Ásia e Europa, com cerca de 40% do comércio mundial passando por ele. Além disso, os analistas do Nomura destacam que entre 8-10% do petróleo mundial e 8% do gás natural atravessam o mar Vermelho, resultando em aumento de tempo e custos de trânsito.
“A mudança de rota aumenta a distância de transporte em aproximadamente 30% e adiciona entre 7 e 10 dias ao tempo de transporte em cada direção, gerando viagens mais longas e atrasos nas entregas”, afirmaram.